sexta-feira, 19 de outubro de 2012

PENSAMENTOS ( I )


 
 

AQUILO  QUE  DOU


aos que ao conhecimento o tomam por uma mercadoria ou moeda de troca
 

Dou-vos o que aprendi e ao fazê-lo não faço mais do que a minha obrigação e isto independentemente do preço que, por aquilo que aprendi, pela vida fora tive de pagar.
 

Dar o que aprendi é um ato desinteressado, incobrável.
 


 

ACREDITAR
 

Ao contrário da crendice e da superstição que infundem o medo no lugar da razão, acreditar é não apenas um seu antídoto como um ato de liberdade.
 


  

LIBERDADE
 

não a deixemos, abandonada, perder-se
 

Liberdade é agir não apenas condicionados por todos os ses mas, simultaneamente, mantermos abertas as janelas de oportunidade presentes e futuras que dia a dia se cultivam.


Se dia após dia, rendendo-nos aos ses, não agirmos em conformidade, a liberdade não nasce nem amadurece.
 


  

DA  TÉCNICA  E  DO  SUPLEMENTO


De alguém ligado à cultura ouvi dizer que, hoje em dia, já nem lhe apetece falar de cultura como se, implicitamente, insinuasse que só lhe apetece falar ou intervir politicamente.
 

Política é Cultura.
 

Política é o suplemento de alma que sempre prevalece sobre todos os constrangimentos tecnicistas e que a eles lhes dão prospetiva.
Quando a esses tecnicismos a Política lhes falta, as contas saem sempre furadas.


Se é verdade que a política não passa sem tecnicismos de toda a ordem, sem Política, esses mesmos tecnicismos não subsistem nem encontram, por si mesmos, sustentabilidade.
 


  

ALIMENTO
 

Se, como alimento, nos faltar o pão para a boca, a Democracia ficará gravemente comprometida mas se, tomando-as por alimento que o são, nem das palavras nos podermos sustentar, a Democracia será um caso perdido.
 

a propósito do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza que se celebrou a 17 de Outubro passado
 

 

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 19 de Outubro de 2012
 
 
 
 

1 comentário:

manuela baptista disse...

dar
acreditar
libertar
alimentar

são quatro os pilares

não falar de cultura, é perceber que os políticos não têm espaço para ela, ou que os subsídios são inexistentes, ou parcos ou que não há uma política para a cultura

há muitos políticos e poucas políticas

e tudo isto é cultura