segunda-feira, 6 de julho de 2020

RECURSO DE EXCELÊNCIA






 







A palavra canta como quase nenhum outro recurso o faz
e só a música que está no seu âmago a suplanta

Isoladamente
ela pode querer dizer tudo e o seu contrário
e basta consultar um dicionário que o confirmará

Porém e até porque no princípio era o V/verbo
conjugada com outros vocábulos
a palavra também pode exceder as melhores expectativas

Na sua chama e conjugada
a palavra consegue cantar a Humanidade e a sua história

Canta(r) foi o que
repetidamente
já escrevi
e ao conseguir cantar
ela sublima-se a si própria dando novos mundos ao Mundo
ou dito de outra maneira
a ele lhe acrescentando valia

A poética da palavra ou recurso de excelência
 é música concentrada

Na palavra ressoam harmónicos e dissonantes e ela é o cerne da música
essa sim e tal como as artes plásticas ou as belas-artes em geral
 que não careçam de tradução
linguagens universais





um poema tal qual um texto corrido







Jaime Latino Ferreira
Estoril, 6 de Julho de 2020






6 comentários:

manuela baptista disse...

Com tudo e o seu contrário,

a palavra é poesia sendo prosa, tal como a música nos apalavra com o seu mistério

suplantadamente bonito!

mb

Linda Simões disse...

Meus amigos,

Morreu o nosso amigo de tertúlias, o meu amor,o meu tutor de artes,o meu companheiro querido,o José Ferreira.Mais uma vítima da Covid-19.

Um grande abraço,

Linda


Linda Simões disse...

Meus queridos Tertulianos( Jaime, Manuela e Dulce)

É com imensa tristeza que comunico a morte do nosso amigo tertuliano,do meu companheiro de além-mar,José Ferreira. Vítima da Covid-19.

Cuidem-se.

Um grande abraço

Linda Simões

Linda Simões disse...

Meus amigos,

Morreu o nosso amigo de tertúlias, o meu amor,o meu tutor de artes,o meu companheiro querido,o José Ferreira.Mais uma vítima da Covid-19.

Um grande abraço,

Linda


Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES

Minha Amiga,

Muito consternado, um grande abraço e um forte beijinho! Seu e sempre

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 14 de Janeiro de 2021

AnaMar (pseudónimo) disse...

Gosto da escrita corrida, que nos deixa quase sem fôlego e que nos permite respirar fundo, após o último ponto final.
Numa espécie de exorcismo de sentires.

Gostei especialmente desta.
Abraço