domingo, 29 de setembro de 2013

SINAIS DE DISTENSÃO GLOBAL








Como de há muito não se via, somam-se na arena internacional sinais encorajadores de distensão global e que a produzirem efeitos não deixarão de ter implicações positivas na vida de todas as comunidades e, mais em particular, na de cada um de nós singularmente considerados.
Passo, sumariamente, a inventaria-los, começando, cronologicamente, pelo fim:
No passado dia 28, foi finalmente aprovada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas uma resolução histórica sobre o desmantelamento do arsenal de armas químicas da Síria colocando, esperemos, a solução do problema que martiriza este país e desestabiliza a região, definitivamente sob os auspícios do multilateralismo e do direito internacional;
Tudo aponta para que as relações entre o Irão e os EUA que de há muito permaneciam tensas, a saber, desde o derrube do já lá vão trinta e tal anos, terão entrado no caminho da distensão, da reaproximação e do desejável entendimento;
Por fim, as conversações de paz para o Médio Oriente prosseguem de novo e após terem sido durante um largo período interrompidas, encontrando nos dois sinais anteriores e que se prendem com a sua própria retaguarda, a Síria como o Irão, um novo fôlego e um clima que não deixará de lhes ser favorável e que as permita, desejavelmente, aprofundar tal como a concluírem-se, porque não, com sucesso.
Por tabela, distendem-se, também e inevitavelmente, as relações entre os grandes atores da cena internacional.

Sinais prometedores e que, do fundo, desejo não venham a ser comprometidos.
Dir-me-ão que sim senhor mas em que é que tais factos poderão concorrer para a resolução pelo melhor dos nossos particulares problemas?
Quem pense que não, está redondamente equivocado.
O melhor para os outros só pode ser o melhor para nós, logo, para ti e para mim e oxalá tais sinais frutifiquem e passem a imperar na cena internacional fazendo vingar o multilateralismo e o concerto das nações para que as fronteiras da pobreza e da miséria possam recuar em vez de avançar, como tantos sinais e numa insustentável pressão parecem indiciar.
Já agora, reitero que o Nobel da Paz de que Obama e, logo, os EUA são portadores, lhes venha mesmo a assistir por acrescido e irrefutável mérito.




que aos sinais de guerra que a Guerra Fria disseminou se sobreponham aqueles da paz sem os quais esta não frutificará






Jaime Latino Ferreira

Estoril, 29 de Setembro de 2013



3 comentários:

manuela baptista disse...

que sejam verdadeiros esses sinais


agora esperamos os sinais de distensão internos

. intemporal . disse...

.

.

. assim seja . Jaime .

.

. cepticíssimo . assim o desejo .

.

. porque se até na questão da sustentabilidade deste planeta que nos hóspeda a todos . só se fazem promessas . sempre que saem os relatórios . que colocam na mão humana a esmagadora culpabilidade ... .

.

. acreditar nas "re.conciliações" que refere . e nos acordos de "pax" . torna.se ainda mais difícil .

.

. porque assim o tem demonstrado toda a História do médio.oriente . nas suas relações com washington . por exemplo .

.

. assim seja .

.

. um abraço .

.

.

Jaime Latino Ferreira disse...

EM TEMPO RECORDE


Registe-se:


http://www.publico.pt/mundo/noticia/kerry-elogia-siria-pelo-bom-inicio-na-destruicao-de-armas-quimicas-1608305


JLF