sexta-feira, 16 de novembro de 2012

WHICH WAY

Rachael Preeya
 
 

 
Presidente Obama
Presidente Xi Jinping
Presidente Van Rompuy
 
Excelências,
 
Em adolescente, em nossa casa, naquela a que chamávamos e que se continua a chamar a sala redonda, a nossa sala oval, a sala onde, em adolescentes, meu irmão e eu ocupávamos o nosso tempo e que tinha, então, as suas paredes forradas das nossas fantasias entre as quais se contavam, imagine-se, capas de revistas como a Newsweek que nosso pai assinava, uma dessas havia, nunca mais me esqueci, cujo cabeçalho de primeira página dizia, lembro-me como se fosse hoje, Which Way For The Negro Now?
Feliz coincidência, para mais, encontrei-a no banco de imagens da Google e decidi, em rodapé, publicá-la.
Este cabeçalho, imagine-se e o que de então para cá aconteceu, suscita-me pois um título e um leitmotiv para esta carta tripartida que a Vós se dirigindo, aqui decidi publicar.
 
Presidente Obama,
 
Antes de mais e esperando que ainda vá a tempo, queria felicitá-Lo calorosamente pela Sua reeleição na certeza do forte braço que à Europa a Vós vos une.
Braço de um mar político e democrático, oceano e eixo de estabilidade e Democracia que se quer durável, inquebrantável mesmo.
Which way?
I hope this way will prevail!
 
Presidente Xi Jinping,
 
A Si também O felicito pese embora a Sua eleição pelo XVIII Congresso do Partido Comunista da China fosse mais do que previsível.
Não sendo as minhas expectativas senão moderadas, na afirmação e incontornabilidade de uma China moderna como enorme potência emergente que o é, desejo, ardentemente, que a democracia interna no PCC seja aprofundada de modo a que o fosso entre este e o povo se esbata, já que se o Partido se confunde com o Estado e que este, regulador o deve ser, a prevalecer nele a democracia tal não poderá deixar de ter reflexos positivos no conjunto da sociedade chinesa.
Oxalá a minha ingenuidade tenha pés para andar.
Which way for China?
In the medium/long term, I hope, Democracy will prevail in Your country!
 
Presidente Van Rompuy,
 
Onde está o Senhor?
É certo que nem sempre quando se é notícia se o é pelas melhores razões mas no meio da crise que na Europa se aprofunda …
Onde estais Vós?
Onde para a iniciativa europeia que, na sua ausência, a afunda de crise em crise arrastando consigo uns atrás dos outros países e o Mundo no seu conjunto?
De que Vos devo felicitar?
Bem o gostaria mas dai-me, então, motivos que me permitam congratular-Vos.
Which way for Europe?
I bag You, how much I would like to have a motive to congratulate You!
 
Which way …?
Time has come for us all!
 
Sincerely, yours


 

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 16 de Novembro de 2012
 
 
 
 
 

1 comentário:

manuela baptista disse...

Which? my lords

of the rings


a pacefull one, please

.

a ingenuidade não tem pés, tem asinhas para voar

:))