quarta-feira, 23 de maio de 2012

MÃO VISÍVEL




Em tempos de crise sobrelevam as teorias da conspiração, aquelas que não são capazes de a dissociar de uma mão invisível que não apenas a condicionasse como, pior ainda, a determinasse.
Compreensivelmente, tais teorias descartam-nos, desculpabilizam-nos do que não estando ao nosso alcance, supostamente, impossível seria controlar.
Desendividam-nos de uma culpa, Schuld como para um e outro caso, dívida e culpa, se diz em alemão, de uma dívida coletiva.
Não havendo como evitá-la mas dela transformados em suas irremediáveis presas, estaríamos, paradoxalmente, como rebanho que se oferece em sacrifício, desculpabilizados.
Melhor, justificados.
Mão invisível qual deus justiceiro ou demoníaco carniceiro, a ela não estaríamos, assim, em condições nem de escapar, nem tão pouco de resgatar.

Pese embora a minha educação na Escola Alemã e a minha particular apetência pela música alemã ou talvez por isso mesmo, nunca fui dado a mãos invisíveis ou teorias conspirativas.
Quer isto dizer que elas não existem?
Não, o que quero dizer, tão só, é que por muitas que sejam as mãos invisíveis ou as conspirações que se forjem, elas nunca poderiam ter, num dado momento, o domínio sobre todas as variáveis que lhes permitissem agir numa deífica omnipresença que, simultaneamente, fosse omnipotente.
Conceitos para uma outra ordem de valores que quando neles não se acredita, exorbitando se extrapolam para a dimensão redutora da nossa imensa fragilidade e por maior que seja o poder que se possa ter.
Omnipotente.
Bem vistas as coisas nem Deus o é senão pelas linhas tortas, complexas e não literais em que se escreve ou nunca teríamos saído do Paraíso nem sido apetrechados do livre arbítrio.
Da Liberdade.

Mão visível.
E se, pelo contrário, uma mão visível como a minha que aqui Vos é levada a escrever, pública e transparentemente, tudo o que Vos tenho escrito, essa sim porque verdadeiramente munida de Estratégia Global à luz da qual a sua tática se explica, Estratégia inclusiva porque, bem vistas as coisas, à luz da Travessia de um Buraco Negro já que nos ultrapassando a todos dela ninguém poderia ser excluído, fosse determinando, pela sua própria formulação sucessivamente aqui aplicada, o evoluir contraditório porque tremendamente complexo, da situação presente que nos revira do avesso?
Estratégia Global que na fragilidade acrescida que, pela Diáspora Global que em si mesma representa, se resume a como resistir senão em Democracia à Travessia de um Buraco Negro?
Mão visível e que apenas ainda não se tornou mais visível por não ter chegado a sua hora?
E logo por, partindo do um, do cidadão singular, se recusar a utilizar meios ou a fazer deles a apologia que à sua própria estratégia a pudessem inquinar?
Levando, caso o fizesse, a pôr em causa a Democracia Representativa sem a qual não existiria, como não existe, não apenas a possibilidade mas também a necessária inclusão que, por maioria de razão, uma tal Travessia implica?
Desperdiçando a oportunidade única que essa mesma Travessia nos estaria a proporcionar abrindo o leque em espectro de trezentos e sessenta graus como o próprio Parlamento Europeu, pela sua configuração arquitetónica revolucionária, já o insinua sem criar entorses que à União, como se vê, a pervertem no patinar em que, sucessivamente, derrapa sem adesão ou com muito pouca à realidade?
Num volte-face que seria crime menorizar e, logo, desperdiçar?
Mão visível que permanecendo equidistante, na Europa ao Parlamento Europeu o viesse, decididamente, a colocar no centro da decisão política e, logo, da decisão democrática?
Emitindo um poderoso sinal de abertura que no Parlamento, Casa da Democracia, à União, com outra credibilidade e fulgor a projetasse no Mundo!
A decisão tem de ser Política.


quando não se vê, não se acerta mas porque vejo, insistirei até que surja
 

 

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Maio de 2012

2 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

AOS MEUS LEITORES


Estes últimos textos que escrevi foram publicados a fazer coincidir, respectivamente, com as cimeiras do G8 e do G20, com a cimeira da Nato e este último, horas antes da realização da Cimeira Informal do Eurogrupo que teve lugar ontem e a estender-se pela madrugada do dia de hoje, dia 24 de Maio.

Para Vossa cabal informação!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Maio de 2012

ki.ti disse...

É por isso é que eu vejo de noite

acerto sempre