sábado, 9 de junho de 2012

O MEU LIVRO

textura de um livro


Este é o livro que vou escrevendo.
O meu livro não está arrumado numa estante, flui em discurso direto.
Tão direto quanto o possível.
Escrevo no meu perfil:
Este é o meu livro favorito, aquele que se vai folheando em interação com os livros de Outros.
E vai crescendo, sempre incompleto.
Um livro que por intermediários tem apenas o suporte e a ferramenta nos quais é escrito e é lido.
Sem mais, na relação direta com quem o vai lendo e interpretando, num Mundo em convulsão, o fluir das coisas.
Antecipando-se a elas também.

Este é o meu livro.
Livro de mim que sou eu.
Que sem pedir licença ou sem que lhe seja concedido aval, de mim para ti por aqui se espraia.
Um livro aberto.
Que nem da sua textura a tem, nem sítio onde o arrumar, nem em objeto decorativo se podendo tornar.
O meu livro que nem simples retórica a é.
Interativo com o real.
Que quando começou já o era e ao aqui chegar continua.

Este é o livro que vou escrevendo.
Sem princípio nem fim.
Aberto ao Mundo inteiro.
Escrito em língua universal porque de mais de duzentos milhões de falantes espalhados pelos quatro cantos do Mundo.
Planetário.
Dado sem outros filtros que entre ti e mim se pudessem colocar.
Ou que entre mim e eu próprio também se pudessem interpor.
E que se vai folheando por entre as desgraças e as realizações do Mundo, às primeiras, recusando render-se ou subjugar-se e às segundas, enaltecendo-as.
Tornando-se, ele próprio, um livro Real.
Neste e sempre em mais incompletos impulsos.


enquanto escrevo olho, sangrando, para o sacrifício da Síria

 

 
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Junho de 2012

2 comentários:

manuela baptista disse...

Are you weeping?
What causes such tears?
This is my wedding day.
The King awaits me...
The candles on the altar, are lit,
It is decorated with flowers.
Give me quickly my
White robe; adorn my hair
With my crown or roses.
That Percy know nothing about it,
The King has ordered it so.


Oh tragic memory!

canta o coro

este é um belo livro e é dado generosamente a quem o quiser ler

não tem pontos prévios nem condicionantes

tem a riqueza de um rei!

Dulce disse...

Muito muito bom, Jaime.
Como foi grato vir até Si agora e lê-lo, deu-me mais Vida. Que guardo.

E a música.. muito bela.

Dois beijinhos.
dulce