terça-feira, 12 de junho de 2012

SPONSORSHIP





Sponsorship ou garantia, patrocínio, apadrinhamento.
Sponsor ou responsável, fiador, abonador ou patrocinador, madrinha ou padrinho.
Ship ou navio, embarcação ou barco, tripulação, avião, dirigível ou nave espacial, sorte.

Garantia.
A garantia do que escrevo é dada pelos conteúdos daquilo que escrevo.
Para isso, para se ajuizar sobre esses mesmos conteúdos, é fundamental o espírito crítico sem o qual impossível se torna avaliar a qualidade dos meus textos.
Essa capacidade tão em défice obriga a que se saiba ler.
Ler, pensar, interpretar, ver nas entrelinhas do que vou produzindo, nas consequências que, também, do que produzo ou escrevo, se retiram.
Essa é uma qualidade tão ou em maior défice quanto cada vez menos sejam aqueles que, do que escrevo, a essas garantias e consequências saibam retirar.

Patrocínio.
Patrocínio ou qualidade daquele que ampara, auxilia, protege.
Que investe ou dá o seu nome por outra parte ou pela parte de si mesmo que com o seu nome cobre.
Eu cubro aquilo que escrevo apondo-lhe, sistematicamente, a minha assinatura.
O meu nome sem recurso a qualquer pseudonímia.
Sou eu na relação direta com o que escrevo sem recurso a terceiros que me impusessem ou condicionassem as minhas decisões.
Assumindo os riscos que advêm das condições que a mim mesmo me imponho.
Os princípios de que não abdico.

Apadrinhamento.
Sem padrinhos ou sem rede que não eu e a que criei.
Subi alto e atirei-me da aeronave, do dirigível ou da nave espacial, construindo à medida da queda a minha própria rede ou paraquedas enquanto caio.
A minha própria escrita que o é ou boia de salvação enquanto cavalgo as ondas.
Como mestre da minha própria tripulação.
Responsável, fiador, abonador ou patrocinador, padrinho ou madrinha, advogado de mim mesmo.
Não enjeitando a sorte antes perseguindo-a

Tudo correndo um risco:
O risco de naquela ou naquele que me lê poder ou não encontrar interlocutores à altura daquilo que escrevo.
Parto do princípio que sim, que os encontrarei por me considerar um entre iguais:
Iguais na capacidade de interpretação por dos conteúdos daquilo que escrevo, das suas entrelinhas saberem tirar todas as ilações;
Iguais na resistência à escura noite que sobre nós teima em se fazer abater;
Iguais na capacidade da assunção do risco inerente sem a qual, quem não arrisca, não petisca.
E é por tendencialmente nos movermos dentro de padrões de segurança omitindo o desconhecido e por não arriscarmos que cada vez se petisca menos no paupérrimo a que mais e mais ficam reduzidas as nossas expectativas e, logo, as nossas próprias vidas!


I’m the sponsor of myself


a Maria Keil que, em vida, com toda a disponibilidade me ouviu
 



Jaime Latino Ferreira
Estoril, 12 de Junho de 2012

1 comentário:

manuela baptista disse...

painel de ideias

azulejaria de ideais

Maria Keil mandou a escola de Belas Artes às urtigas e é uma grande artista