segunda-feira, 7 de junho de 2010

CAMINHOS DISTINTOS MAS COMPLEMENTARES

Jaime Latino Ferreira, O Meu Tapete Persa, Junho de 2010
-
Em Democracia há caminhos distintos de conquista do poder de legitimidade indiscutível, pacíficos e complementares entre si.
Uns e outros são indispensáveis ao aprofundamento e consolidação da própria Democracia.
Por um lado, o caminho do escrutínio popular, aquele que sujeita os candidatos que se perfilem ao sufrágio dos eleitores no indispensável escrutínio que nas suas mãos, nas mãos dos eleitores lhes coloca os instrumentos da eventual eleição desses mesmos candidatos.
Trata-se dos processos eleitorais na prossecução do indispensável sufrágio universal e directo sem o qual não há Democracia.
Por outro lado, o caminho daqueles que, num processo de decisão individual, solitário, no confronto doutrinário com as debilidades do sistema o aprofundam sem abalo das suas convicções, expondo-se publicamente, a nu e sem tibiezas, a todo o contraditório, em nome e em defesa da própria Democracia que pelos meios utilizados se comprovam também, na salvaguarda da equidistância das forças políticas em presença e concedendo sempre o benefício da dúvida ao poder democrático.
Há coisas, de facto, que não se compadecem com a vertigem do momento que passa, o sucesso passageiro, nem com os ritmos e os tacticismos impostos pelas campanhas eleitorais!
E cada vez mais é assim!
Expondo-se numa travessia do deserto que às suas próprias convicções as testam num outro tipo de escrutínio não menos legítimo e que às suas próprias ideias, pela mão dos eleitos, na sua coerência interna as devem por imperativo ético testar, avaliar e sufragar.
Em pleno, a Democracia não se realiza sem a salvaguarda destes dois caminhos igualmente legítimos e complementares entre si.
Eu, pela minha parte, escolhi, optei, no exercício da Liberdade e da livre opção, com toda a transparência e desde há muito pelo segundo caminho!
E a consistência ideológica, estratégica é indispensável, fundamental na prossecução da ideia, do ideal democrático e também republicano que não se faz senão pela sua avaliação pública, pública porque assim exposta, com temeridade e numa prova a estender-se no tempo, na congruência com a praxis do próprio que assim se perfila, candidata, persiste e adianta.
Eu, optando por este segundo caminho e colocando-me nas Vossas mãos, já cheguei até aqui!
O um faz parte do todo e sem qualquer deles, no cruzamento, no encontro das angulares do bem comum com a perspectiva singular que não se podem, nem uma nem outra estiolar, um e outro, um e todo, interesse colectivo e singular esbatem-se e perdem-se de vista.
E tanto mais assim é quanto em momentos de emergência como aqueles com que, globalmente, globalmente repito, hoje nos confrontamos!
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Junho de 2010

9 comentários:

Por toda minha Vida disse...

Bom dia, Jaime.

Política, regime, utopias, falsários da palavra, astutos na embromação, onde os bons não sobrevivem. E há quem acredite que no meu país existe e se consolidou a democracia, o voto que seria nossa salvação tornou-se nosso desespero e as opções são terríveis, um descrédito geral e um país que cresce por teimosia, uma fotografia retocada. Ai meu Deus, acho que escrevi besteira demais, desculpa professor. Trouxe uma maçã para ti e outra para Manuela a bela, me de pontos na matéria... – Assim são alguns políticos brasileiros, agradam o povo e não fazem pelo povo...
Democracia e aqui tem um partido que intitula "DEMOCRATAS".

manuela baptista disse...

o meu tapete persa

é candidato a vedeta
com rimel e baton
está tão mudado de tom

das pisadelas da vida
é velho e sabedor
das linhas com que se cosem
a alegria e a dor

.

os candidatos democrátivos
deveriam ter todas as virtudes de um servidor!

caminhos distintos e paralelos, do que serve e do que é servido...

as tuas intenções são generosas, coisa que, muitas vezes, a democracia não é!

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

RENATA


Querida Amiga,

Professor à parte, vamos por partes:

1 - Se eu cedesse à tentação de descrer na Democracia nesta empresa em que me meti vai para vinte e dois anos, que poderia, com seriedade intelectual, esperar dela!?

2 - Sou do tempo da ditadura e nela cresci e atingi a idade adulta e por isso sei muito bem a diferença entre poder-me exprimir livremente e com responsabilidade ou não o poder fazer de todo e essa diferença qualitativa entre um e outro dos regimes, ainda que mais as não houvesse, já faz toda a diferença;

3 - Trata-me por professor e se os há pulhas, não caio na tentação de generalizar a toda uma classe como o mesmo o não faço nem devo fazer a seja que corporações forem, a dos políticos incluídos;

4 - Percebo muito bem a sua desilusão e descrença, ela é partilhada por muitos e por toda a parte de forma crescente, mas tenho para mim que se não souber confiar também me não responderão na mesma moeda e isto quer na relação com o institucional, o político como nas relações interpessoais;

5 - Não tem nada que me pedir desculpas mas o que gostaria, verdadeiramente, era que os meus leitores se pronunciassem sobre a plausibilidade, consistência e coerência interna daquilo que escrevo porque aí poderá estar como não a chave que me permite alimentar a esperança, a confiabilidade na Democracia também.


Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Dizes muito bem, muitas vezes a Democracia não é generosa ...!

Mas se o não é muitas vezes, tal não quer dizer que o não possa ser e sobretudo na persistência em que permaneço e de que não desarmo qual vetusto tapete persa que, retocado ou não, ainda brilha!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

TAPETE PERSA


Quantos passos em ti dado
caminhos de lado
cruzado
é o caminho que sigo
e que vou dando contigo


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Junho de 2010

Maga disse...

Olá!
Só venho aqui para marcar presença, porque de politica, além de não perceber nada (e cada vez menos)estou farta de politica e de politiquices...
Só venho mesmo deioxar as beijocas do costume e desejar bons feriados!

Jaime Latino Ferreira disse...

M. A.


Minha Querida,

Marcar presença ...

De marcar presença a fazer política, muitas vezes não vai assim uma distância tão grande quanto se pensa!

Já viu o seu presentinho que a Manela guardou em http://tesouros-do-fundo-do-mar.blogspot.com/!?

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Junho de 2010

Maga disse...

Não vi, mas vou ver!
Beijocas

Jaime Latino Ferreira disse...

M. A.


Minha Querida Amiga,

Só não Lhe pergunto se gostou porque já vi o comentário que deixou no blogue da Manela e fiquei muito contente!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 15 de Junho de 2010