quarta-feira, 2 de junho de 2010

LUZ E SOMBRA

Jaime Latino Ferreira, Luz e Sombra, Maio de 2010
-
E se nos reflexos das fotografias da página anterior, mundos cruzados se expandissem para lá daqui!?
Incomunicáveis, insonorizados mas visíveis e sobrepostos para lá da estanquicidade dos espelhos!?
Simétricos entre si mas tão cognoscíveis como a minha própria imagem reflectida ao espelho!?
Eu vejo-a, vejo-a nitidamente mas não a oiço, mais, mais do que silenciosa absorve o som e volta a projectá-lo no meu aqui, qual ressonância ou eco, assim os explicaremos nós a esses fenómenos acústicos mas quem nos diz que ao som o absorvendo e ao contrário da simetria da imagem visual reflectida, este não volta, de novo, a ser projectado, não ao contrário mas assimétrico, tal como produzido, numa fracção temporal distinta do que vemos, no aqui!?
Como se viesse de longe, de muito longe, de outra dimensão espaço/temporal, de outro distinto meio, de onde vem, sem dúvida e na velocidade que ao som o caracteriza de uma lentidão imensa quando confrontada com a da luz mas perceptível, verdadeiramente comunicante!?
-
nas esferas
como se de planetas longínquos se tratassem
fecundando-se
na ilusória imensidão universal
de luz e sombra
afinal
tão distante como próxima
-
Luz e sombra ...
Luz, aquilo que se vê e sombra, aquilo que se ouve ...!
Distintas manifestações de uma mesma fonte, refractadas no e pelo gravitacional esférico do espaço/tempo!
Onde à simetria incomunicante da imagem visual se contrapõe a assimetria sonora, ponte, por isso mesmo, entre imagem e o aparentemente inacessível reflexo!?
Como se o som fosse portal de acesso à velocidade da luz ...!
Será!?
Julgo que sim e há muito que o formulei em hipótese!
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Junho de 2010
Jaime Latino Ferreira, Portal, Maio de 2010

8 comentários:

Branca disse...

Boa noite Jaime,

Já vi no texto anterior que é muito corajoso. Era o que a Manuela esperava que dissesse, mas é verdade...!

Realmente tenho andado relativamente fugida, muito por noites ocupadas noutras andanças ou muito cansaço. Vem aí uma semaninha de férias mesmo a calhar.

Eu é que já não tenho coragem para acompanhar o seu ritmo a esta hora, o Jaime tem uma pedalada onde eu não chego e já a inspiração se me foge, por isso volto amanhã para reler a página anterior e esta, com os olhos mais abertos.

Beijinhos.
Branca

Jaime Latino Ferreira disse...

ARMINDA


Querida Branca,

Não se justifique que até me deixa incomodado ...!

A minha pedalada é conseguida, por exemplo, à custa de não A assistir, por exemplo, no Seu blogue, a Si e a Outros, nas prioridades a que, como a minha Amiga, me vejo obrigado a fazer ...

Não tem nada de demais ...!

Saiba, no entanto, que gosto muito de Si!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 3 de Junho de 2010

manuela baptista disse...

Jaime

pois já formulaste! e quem sou eu, para vir agora contradizer ou exercer o contraditório

como tanto gostas dizer!

ainda por cima a esta hora, com esta caloraça e depois do almoço?

só posso garantir que sons e luzes vejo eu e outras entidades às vezes bem estranhas
mas estranha sou eu
e "as estranhas forças de luz divina" de que ostei muito!

...a partir de agora, quando mexer nos estores, vou dizer primeiro:"está aí alguém?"

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Está!

É uma das tais enxaquecas que tanto te incomodam e que, ironias à parte, tanto gostava de saber em que se traduzem nos seus efeitos psicadélicos que às vezes me descreves ...


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 3 de Junho de 2010

Branca disse...

Ai Jaime,

Já percebi que o menino ou é da área da Física ou gosta muito dela.

E como tudo que é formulado em hipótese parece que acaba por ter uma conclusão, espero que esta sua investigação a tenha rápidamente.

Eu não estou no pós almoço como a Manuela, mas estou na hora de deitar e vou sonhar com as voltas que deu aos meus neurónios a esta hora da noite para conseguir chegar mínimamente onde queria.

Dou-lhe os meus parabéns.
Amanhã venho cá outra vez para aprender mais.

Beijinhos
Branca

manuela baptista disse...

...e traga mais neurónios Branca...

olá! boa noite! então está aqui?

beijinhos

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

BRANCAMAR


Minha Querida,

Eu sou da área de gostar de perguntar, me questionar sobre coisas aparentemente evidentes ou dadas como exaustivamente demonstradas ...

Sou da área da música, essa linguagem que cruza em si mesma a matemática ou o conhecimento exacto com a subjectividade linguística da estética, poética em sentido lato, o incontornável rigor dos sentidos de que o saber não pode ser amputado ...

Formulei esta como outras hipóteses em feixe e acalento de há muito a esperança na sua demonstração!

Se Lhe dei a volta aos neurónios, saiba que em si mesmo isso não é uma coisa má ...

Muito obrigado e venha sempre, um beijinho de boa noite


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 4 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Vou já ter contigo e levo-te neurónios que bastem!

Então ainda duvidas que a Branca está por aqui!?


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 4 de Junho de 2010