Jaime Latino Ferreira, Trepidação I, Junho de 2010
-
Se tremo, não perco a audácia!
Se vibro em mais um escrito, no que assim dito, permaneço resoluto!!
Se reforço a tónica que a Vós me trás uma vez mais, na trepidação desencadeada pela assumpção de mais um texto que toma forma e no calafrio que por vezes me arrebata por inteiro, é porque o vivo intensamente em campanha, incursão que se estende no tempo e contra ventos e marés!!!
E pesem todas as provações ...
Por cada página uma!
E mais uma e outra ainda ...
E quantas mais!?
Colecção interminável de fotografias trémulas, cenas em movimento captadas numa fracção de tempo, vida que se entrega e dá, regista por cada abalo!
Embalo ...
Música de meus ouvidos!
Esgrimidos, amados gestos de meus fluidos.
E outro e outro mais e mais ...
E canta minha voz no que se espanta em palpitações por todos os nomes que se dão!
12 comentários:
Verão e maionese combinam o risco da intoxicação... alimentar!... Filhos de 16 anos são incautos e arriscam baguettes de atum em princípio de noite quente!... Muita maionese, má disposição e passagem pelas urgências cá do sítio! No fim do dia sublinhamos o triângulo como se reforçasse-mos a base que pode ser qualquer um dos lados; um “ó pai deixa-te disso”, garante a prontidão para mais uma noite que há-de vir e é rematada a questão!
Os Poetas agradecem!... Todavia há-os que não o sabem fazer por, ainda que tão geniais possam ser considerados, se sintam acima de qualquer elogio e desprezem qualquer opinião de “gentinha” menor. É genial essa “gentinha” que trabalha a consagração dos génios.
A trilogia dedicada, em boa verdade, não foi dedicada a Saramago; foi mais um ponto de partida para o que o caro Jaime tanto gosta de fazer, e muito bem, que é esse caminhar, saltar e até beijar cada tecla do alfabeto! É uma boa dedicatória a si mesmo e uma excelente homenagem ao seu “Música das Palavras”. Eu gosto.
“Cada vez que aqui me sento, frente ao teclado e ao monitor, deixo apenas que num impulso logo me continue a esvair em seiva que se espraia por mais e mais, dela me alimentando porque a Vós, também, Vos alimento e ao sonho que assim se mantém vivo…”
Não fui capaz de conter um “porra!...” que me saiu, seguido de um caramba!... É profundo.
Há um fosso quase intransponível, que qualquer um atravessa quando a retórica é utilizada inocuamente, entre a própria retórica e a própria inocuidade; daí o eu apreciar o texto com todas as letras, todas as palavras e a riqueza da pontuação como expressão mais aproximada do que o autor sente na altura que escreve! Fica registado o estado de espírito e de Alma. Não acredito na subjectividade da pontuação, achando-a como uma incapacidade ou preguiça de quem não valoriza a profundidade essencial. Alguns “deuses” acham que a nossa sociedade actual não necessita de sentir e, acima de tudo, compreender a frieza do discurso porque, se assim fosse, não se dava a inflamação das facções!... É tudo uma questão de cultura que inverteu a marcha, por desgaste da própria conveniência que não se compadece com a própria cultura! Nem com a sensibilidade.
Quanto aos BITAITES, fez-me lembrar o caso da TVI; embora todos saibam, incluindo todos os Socialistas, que Sócrates fez o que fez, mas lá montaram o castelo com a analogia dos “bitaites”, sonegando as provas que a conveniência legal não permitia!...
Essa do contraditório fez-me rir!... Este seu espaço é excelente em muitos aspectos, você é uma Alma de dimensão positiva que não tem a necessidade da acutilância verbal, e assim deve continuar!...
Não tema os “krystais”!... São completamente inofensivos em seus abraços cordiais.
Abraço
KrystalDiVerso
António Pina
Meu Caro,
Vai-me desculpar mas porra digo eu ou não fora todo o Seu arrevesamento prosístico que numa primeira fase, recordar-se-á, me terá induzido em erro e me deixa, invariavelmente, num sem saber como nem porquê ...!
Bitaites!?
Olhe que não e conferi-o no dicionário, a menos que seja um Seu auto-aprofundamento linguísitico o que Lhe não poderei levar a mal!
Intoxicação alimentar!?
Só Lhe posso desejar francas melhoras do Seu filho no risco tão próprio e, afinal, saudável do que é ter dezasseis anos de idade!
Se os Poetas agradecem eu fico, francamente, gratificado e sensibilizado.
Só mais um pequeno pormenor:
Beijar cada tecla do alfabeto seria difícil ...!
Já viu, como se não me bastasse ir saltitando de tecla em tecla, o que não seria se me estatelasse com as ventas nas ditas!!!
Outro abraço
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Junho de 2010
hahahaha...gostei do humor da parte final!... E aprecio sua capacidade de "diálogo" e cultura de espaço aberto. Também por isso, parabéns, caro amigo.
Quanto ao rapaz, meu filho mais novo, aí está ele pronto para me atasanar com mais uma baguette de atum... não sei é se vai repetir a dose da maionese!
Abraço
intrépida sou
se vibro
se esgrimo
escrevo
ou embalo
em cada página um espanto
de poeta
só de um canto
música e outro tanto
.
na pessoa de Saramago
agradeço ao poeta!
Manuela
KrystalDiVerso
António Pina
Meu Caro,
Aqui estou eu a responder-Lhe no meu formalismo habitual como se neste pequeno comentário a Si como a todos aqueles que me comentam Lhes escrevesse uma carta ...
Ainda bem que retrocedi após aquele nosso primeiro impacto, aliás, exactamente em nome dessa Cultura, de espaço aberto como muito bem escreve, que faço questão de cultivar.
Quantas vezes, guiando-nos pela aparência das coisas, deitamos a perder esse diálogo que, afinal, nos poderia apenas benificiar!
Repito:
Apreciei sobremaneira, eu também, as Suas investidas preserverantes sem as quais, agora, não estariamos a cavaquear assim e eu ter-me-ia enredado na incongruência de quem não sabe discernir ...!
Ainda bem que o seu rapaz está melhor e como o percebo eu ... baguette de atum com mayonese!!!
Também aí ... nem tudo o que parece faz bem!
Um abraço
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Junho de 2010
MANUELA BAPTISTA
Minha Querida,
Olha lá, o Saramago passou-te procuração!?
Na pessoa de quem!???
Beijos
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Junho de 2010
...eu cá acrescentava à maionese e ao atum, uma cebolinha picada!
sabe mesmo bem!
Manuela
APRESENTAÇÃO
António Pina apresento-Lhe Manuela Baptista, minha mulher e companheira de tramóias, olhe que o blogue dela é maravilhoso, http://historias-com-mar-ao-fundo.blogspot.com/
Também não perde uma oportunidade, basta que lhe falem em iguarias, para dar das suas sempre oportunas achegas de brilhante gourmet!
Manuela Baptista, aqui tens o António Pina, cristal de quartzo diverso com o qual, numa primeira aproximação, me ía pegando à pancada!
Uf, estão feitas as apresentações
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Junho de 2010
de exímia qualidade e expressividade, saúdo o gosto redivivo pela intertextualidade.
filipe
LUIS FILIPE PEREIRA
Meu Caro,
Que posso dizer senão desejar-Lhe as boas vindas, julgo que é a primeira vez que me comenta, e agradecer-Lhe ...
Muito obrigado com um abraço
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Junho de 2010
Krystal
assim apresentados nesta sala virtual
olá! e por favor não se parta!
Manuela
MANUELA BAPTISTA
Partir, o António Pina (!?), mais depressa fere do que parte!
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Junho de 2010
Enviar um comentário