segunda-feira, 28 de março de 2011

CASA COMUM VERSUS CHAUVINISMOS - II -

O que acabei de escrever focado na Europa, poderia ser aplicado à nossa Casa Comum, o Mundo, o Global no seu conjunto.
O que é que nele deve prevalecer, o Interesse Geral ou aqueles outros interesses nacionais, particulares portanto?
E em que medida é que a construção do edifício democrático global assenta, não no Interesse Geral mas naqueles que são particulares, chauvinistas, nacionais?
E ainda, até que ponto é que estes últimos, os chauvinismos ou os nacionalismos, prevalecem sobre o Interesse Geral, aquele que aos primeiros sobreleva, o interesse da nossa Casa Comum?
Até que ponto é que a construção dos edifícios democráticos, ainda hoje centrados no parcial porque nascidos à volta dos interesses particulares ou das Nações, chocam, conflituam ou não com o Interesse Geral?
E até que ponto é que esse conflito a pode vir a tornar, à construção democrática global, irremediavelmente comprometida?
A esta luz, à luz destas perguntas, também a Europa enquanto laboratório da construção de um espaço geográfico único, enquanto exemplo de criação de uma entidade política que fale a uma só voz pese embora a sua imensa diversidade, constitui exemplo paradigmático dos choques entre o particular e o Geral e de como, quantas vezes, nela prevalece o particular sobre o Geral ou de como conflitua a construção de um edifício democrático único com aqueles outros que, por ora e ainda, assentam nos interesses particulares das suas nações constituintes?
O elencado de perguntas aqui feitas remete para a definição de Interesse Geral:
Até que ponto é que este deve ou não assentar na pessoa humana na sua aspiração à Liberdade como os acontecimentos no Norte de África e no Próximo Oriente, na demonstração desta enquanto valor universal, o vêm, à saciedade e para quem ainda lhe restassem dúvidas, implacavelmente demonstrando!?
Até que ponto é que esta, a Liberdade, é compatível com a Paz!?
E até que ponto é que o anseio de Liberdade, pelos meios pacíficos utilizados sem os quais não há aspiração à Paz possível (!), é compatível com a Democracia!?
Em quem é que ela, a Liberdade, Interesse Geral maior, na sua prossecução política, se revê!?
Numa mescla de interesses particulares ou no indivíduo singular, no cidadão concreto que por ela pugna incansável e sujeitando-se à prova do tempo, interpelando, porque só assim o poderá fazer (!), o próprio sistema democrático ainda assente no particular dos interesses próprios das nações!?
Num compromisso de honra, fiel à palavra dada que aqui transparentemente se expõe e que aos interesses que se revêem na democracia formal, no eleitoralismo quantas vezes de vistas curtas (!), os interpela também!?
Tentando, a outrance, salvaguardar toda a equidistância como câmara de reserva, de silêncio, de bastidores que à Democracia Global, pelo seu aprofundamento, a tonifique!?
Sem a qual, aliás, não há defesa do Interesse Geral que vai sobrelevando sobre tudo o resto como todos os sinais, logo os de ruptura ecológica e ambiental sempre adiados (!), o vão demonstrando!
E aqui, no cidadão concreto e singular, porque ele existe e na sua senda persiste fazendo por compatibilizar, pacificamente, o particular com o geral (!), a semente inadiável da Democracia Global e, logo, do Interesse Geral cada vez mais ingente e tanto mais quanto a aspiração de Liberdade alastra mas que, invariavelmente, pela conflitualidade e no predomínio força, continua a ser sonegado!

num Mundo que se vai tornando, para o bem como para o mal, irremediavelmente irreconhecível, por ocasião de duas Visitas de Estado a Portugal, a do Príncipe de Gales e a de Dilma Rousseff, Presidenta da mais pujante república de língua oficial portuguesa, a terem lugar, ambas, esta semana
 
 
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2011

7 comentários:

manuela baptista disse...

temo...

tenho quase a certeza, que esta página não é um poema...

como é que a Europa se há-de entender, se

quando solicitado um poema, nos dão uma memória histórica?

está muito bem, a tua casa comum versus chauvinismos!

mas não tenho resposta para as tuas perguntas, apenas penso, que andamos há muito tempo a aprender a viver uns com os outros e neste momento há uns que vivem muito melhor que os outros

digamos que o meu, é um desinteresse crescente por estas políticas e a continuar assim, nas próximas eleições europeias a Europa vota em si própria


manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Meu Amor,

A Europa não tem cartão de eleitor mas já me perguntei se houvesse, agora, eleições para o Parlamento Europeu, em quanto não cresceria a já de si grande abstenção que a essas eleições as caracteriza!?

Não tens resposta ...

Não tens tu outra coisa!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

CASA COMUM I


28 580 = + 165 visitantes nas últimas vinte e quatro horas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2011

Linda Simões disse...

Jaime,tu falas muito bem sobre assunto de vital importância para o MUNDO...

...
Até quando.... "E até que ponto é que o anseio de Liberdade, pelos meios pacíficos utilizados sem os quais não há aspiração à Paz possível (!), é compatível com a Democracia!?"

Bem dito e bem escrito.Como sempre.


Um abração aos dois, de saudades...


Linda Simões

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Querida Amiga,

Que o é mesmo de vital, vital repito (!), importância para o Mundo!

Beijinhos grandes e com Dilma por cá ... pensarei em Si


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2011

manuela baptista disse...

Lindinha...

beijos

mb

Jaime Latino Ferreira disse...

CASA COMUM II


28 725 = + 145 visitantes entre os quais os de uns beijos que voaram para a Lindinha!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Março de 2011