domingo, 15 de janeiro de 2012

A RELATIVIDADE DAS COISAS

saudade é uma ponte para o futuro



O tempo e o modo relativizam o que está para trás …
Mas nessa relatividade um fio condutor existe e nesse fio condutor uma constância se perscruta na afirmação de princípios que não se alteram ao sabor das conveniências ou das circunstâncias.
Algures aí se poderá encontrar a diferença entre relativismo e relatividade!
Se não me falha a memória, no início da década de oitenta do século passado, foi recebida em casa de meus pais uma delegação da recém-instalada embaixada da República Popular da China, nela incluída a Sua primeira embaixatriz entre nós e a ela não apenas a brindámos com um lanche à altura das circunstâncias mas também a levámos em visita pela nossa terra, do Estoril ao Guincho, no pouco à-vontade patente que, perante a estranheza dos nossos hábitos e costumes, tão amplamente, ainda, revelavam.
Como tudo terá mudado …!?
Como a própria Europa e o assim ainda chamado mundo ocidental, de então para cá, se terão deslocalizado para a China …!?
Sobretudo as suas elites salvo a Democracia plena que entre nós, contudo e ainda que simbolicamente, ironia da História, a China ajudou a consolidar …!?
Como tudo mudou!
Mas não mudaram os factos que tantos, por umas e por outras razões, se obstinam em obliterar mas que hoje, ainda, me trazem determinado e reconhecido …
E me fizeram, aqui, dar este testemunho em quatro partes.



não esqueças o que te move
que essa tua verdade será reconhecida



off, por fim e de novo de on a off e a on






Jaime Latino Ferreira
Estoril, 15 de Janeiro de 2011

no centro minha mãe, à sua direita a embaixatriz da RPC e eu, na fotografia, o segundo a contar da direita e de cócoras, algures no Guincho

2 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

A QUEM ME LÊ


Há muitos que, sempre prontos a apontar o dedo a regimes totalitários por truncarem as suas próprias fotografias, contudo, se pudessem, truncavam a própria História ...

Decididamente:

Há fotografias que valem mais que mil palavras!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 15 de Janeiro de 2012

manuela baptista disse...

ai lá isso há!

digamos que o tempo, tornou os chineses modernos muito mais bonitos :))

contributo para a verdade dos factos e a história dos partidos