terça-feira, 15 de junho de 2010

ARTE, CIÊNCIA, RELIGIÃO, FILOSOFIA E POLÍTICA

Jaime Latino Ferreira, Vereda, Junho de 2010
-
Na sequência de Caminhos Distintos mas Complementares, clicai sobre o título a azul, volto de novo à liça e pergunto-Vos se, alguma vez, a Arte se pode sujeitar ao sufrágio universal e directo?
A arte, a religião, a filosofia ou o conhecimento científico ...?
Já imaginaram o que seria se, alguma vez, as Obras de Mozart ou de Bach para assumirem a dimensão global no panorama da História da Música que hoje têm, a tivessem granjeado graças ao sufrágio universal!?
Teriam, estou certo, ficado para sempre esquecidas na prateleira!
E a religião ...!?
Já imaginaram se, para comprovar ou não a existência de Deus, para tanto bastasse o Seu sufrágio pelo sim ou pelo não!?
Ou ainda, o que seria se para comprovar a plausibilidade de uma qualquer hipótese científica, para tanto bastasse esse mesmo sufrágio!?
Onde estaríamos nós ...!?
Alguma vez uma obra de arte se compadece com os timings, ritmo ou com os soundbites de uma campanha eleitoral ou de uma sondagem apenas!?
Com o sucesso imediato que seja!?
Alguma vez uma tese científica, um simples ensaio dessa natureza se compadece com eles também!?
E um tratado teológico, filosófico tão só, dizei-me em Vosso juízo pleno!?
Caminhos ...
E voltando a esse meu texto, respondei-me na posse da Vossa seriedade plena, se a profundidade que se espelha neste meu blogue, do seu início até aqui e sem fugirdes a toda a sua densidade, o pathos se compadece, ele também, com timings eleitorais, frases condensadas, resumidas e sintéticas de um facebook, com a pressão de uma reinvindicação estatística ou corporativa tão pouco, ou com as exigências da instantaneidade mediática!?
Onde estaria o meu blogue!?
Sem elas, Arte, Ciência como Religião, a Filosofia nelas incluída, nos estreitos e singulares caminhos que as caracterizam e enformam, veredas, no ritmo próprio em que se desenvolvem e que os instrumentos democráticos não apenas propiciam como potenciam, exponenciam, paradoxo (!), a Democracia não se aprofundava, enraizava, a Política, Política com maiúscula não poderia desabrochar e a confiança, tão em tamanho défice (!), estiolar-se-ia de vez!
Se a Democracia salvaguarda, na sua esfera própria, a vontade da maioria, ela tem de garantir a inviolabilidade de outras imprescindíveis esferas, os direitos das minorias e das singularidades concretas, do indivíduo na sua mundividência não impositiva que aqui se dá em pleno, consagrando-o caso disso seja.
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 15 de Junho de 2010

15 comentários:

. intemporal . disse...

.

. bel.íssimo, Jaime .

. porque da adesão em massa se pode também estrangular o dom e o tom da Criação .

.

. por isso, por isto, nunca aderi a quaisquer redes sociais .

.

. nem nunca o farei .

. [que me perdoem todos aqueles que me têm vindo a enviar convites para aderir ao facebook] .

. é preciso acreditar no poder da Criação . cada um de nós, terá de.certo o seu timbre, o seu "jeito" seja para o que for .

. em qualquer momento .

. é também preciso, urgente até, renovar o espírito da blogosfera, onde cada um possa traçar um pouco de Si sendo tanto para nós .

.

. grat.íssimo por este texto .

.

. em tom de grito e de alerta .

.

. o nosso abraço de sempre,,, .

.

. paulo .

.

manuela baptista disse...

venho aqui de joelhos

confessar

que li o texto e já não tenho estaleca para o comentar e faço minhas as palavras do meu querido Paulo

e são tantos os convites do face,

sei lá se é book!!!

e eu assusto-me logo

quero lá saber!

a ARTE
primeira

a CIÊNCIA
dos afectos

a RELIGIÃO
a minha e a dos outros com liberdade e respeito

FILOSOFIA
não faço eu outra coisa!

e POLÍTICA
está mal...

perdoas-me? o motivo foi um cheiro a alfazema...

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

. INTEMPORAL .


Paulo

Meu Caro,

Apenas para dizer que não tenho nada contra os facebook, escrevo no plural porque como esta há outras redes a que não consigo, confesso, aderir, quem sabe um dia (!?), mas, de facto, há coisas que não podem ser escritas ou ditas à la minute!

O meu abraço, gratificado, de sempre


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 16 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


( ... )

e POLÍTICA
do melhor


Por um cheiro de alfazema, e que cheiro (!), perdoo-te tudo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 16 de Junho de 2010

KrystalDiVerso disse...

Desculpe, está a falar de quê?... Democracia?... Pressinto por aí um idealismo porreiraço sobrevivendo numa paragem qualquer do tempo, também ele idealista!... Mas a realidade das democracias é outra; delineados que foram os pontos de partida, são imprevisíveis quaisqueres pontos, diversos, de chegada já que a democracia pressupõe em si mesma uma incógnita de vertentes nunca tidas em conta!... Claro que a tendência para tiques anarcas e impunes é mais que certa, foi e sempre será... apenas porque é quase impossível de assumir e garantir a certeza do controlo sobre as vontades de uma sociedade sem ideais!... Viver é secundário, sobreviver e extorquir o máximo prazer de cada momento é cultura sedutora num piscar de olho constante a orgasmos sem limites!... Na verdade, nem há tempo para procurar, e muito menos encontrar definições para a prática de uma Democracia com base na educação e valores sociais e humanos com uma definição no melhor sentido de seu significado!..
A Arte, na democracia, nem toda mas quase, num justificativo apelo à sensibilidade da humanidade, não só das Artes e artistas, sem diminuir a importância e beleza, representam a corrupção da essência artística, da Arte, sendo escrava do capitalismo especulativo, o que transfere o valor da Arte em si mesma e do génio do Artista num tempo da História, que é a própria História, para uma vaidade competitiva de afirmação de poder financeiro de pessoas ou entidades!... Isto, para abreviar, é a sujeição da Arte, da religião e de tudo o resto, a um sufrágio quase criminoso!


Escolha entre… beijos e abraços

Jaime Latino Ferreira disse...

KrystalDiVerso


Vai-me perdoar mas eu é que também Lhe pergunto de que é que está a falar!?

A Arte, escreve a páginas tantas, na democracia ( ... ) representa a corrupção da essência artística ( ... ) sendo escrava do capitalismo especulativo, etc, etc!?

( ... ) sufrágio quase criminoso!?

Peço-Lhe desculpas mas olhe que o seu atabalhoado discurso me faz lembrar outros de tempos de má memória!

Sem ofensa, Sou


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 16 de Junho de 2010

KrystalDiVerso disse...

É interessante essa sua assinatura como se pretendesse marcar o território, "Sou Jaime Latino Ferreira". Isso mais parece um tique dos dois lados por questões de conveniência!... Olhe, eu sou António Pina e não tenho qualquer intenção de mudar a minha graça. Peço-lhe desculpa, mas não sei porque esse finca-pé sobre seu nome. Acredite que, numa opinião muito pessoal, é uma atitude projectada na transparência que se esfuma de uma cortina levemente ridícula!... Não interprete esta minha opinião como ofensa, porque a intenção não é, de forma alguma, essa!
Rebuscando sua argúcia sobre sua as palavras que não diz, ofereço-lhe os meus préstimos para que desbloqueie, definitivamente, desse trauma terrível que os "velhos tempos" lhe parecem ter tatuado na memória. Não se iniba de proferir e escrever a DITADURA, com todas as letrinhas, porque é assim mesmo que se fala!... Se é que me entende, porque é visível sua preguiça para perceber o "sabor do prato" que lhe foi oferecido, optando por definir o paladar de peixe ou de carne, esquecendo as nuances do pitéu!... Porque é nos pequenos detalhes que muitas vezes está a diferença. Se não foi preguiça sua, foi com certeza coisa pior porque, repare, que você nem se deu ao mínimo trabalho de pôr em causa a saída para a Democracia actual, preferindo desviar-se para a justificativa dos “velhos Tempos”, que diz de má memória!... Pois é aqui que estou em total desacordo com o que você pensa, numa conivência política desta nossa nova democracia benevolente que beneficia uma ditadura dos democratas paridos dessa revolução dos cravos, uma perfeita anedota revelada ao longo dos últimos 30 e tal anos e atingindo a sobranceria deste abismo no qual ALGUNS, hoje se equilibram e cada vez mais sofrem de vertigens!... Se é que me entende.
Custa perceber algumas atitudes ditatoriais de quem não aceita a contestação ou simples discordância sobre posições que, se são vantajosas para si mesmo, podem não ser para outros que não tiveram acesso aos malabarismos políticos que lhes rendilharam um colinho de facilidades, benesses e acesso ao universo restrito dos dinheiros da ARTE. Não entender isto é resguardar-se na Democracia facciosa através de gestos talvez egoístas de quem defende com unhas e dentes o seu prémio de conivência!... Se os ventos mudam, tenho a firme certeza da mudança conveniente de algumas opiniões fortes de quem sempre está à espreita das tendências, não se importando de vender a Alma de “bandeirinha” a troco do estatuto enraizado.


(parte I)

KrystalDiVerso disse...

Esclareço que não sou apreciador de Guardas Republicanas, Regedores e Padres da Freguesia, trabalhando num concluo de triângulo formado com uma finalidade de controlo absoluto sobre as pessoas, instituições, o POVO!... A tentativa de controlar tudo e todos que possam pôr em causa o poder de alguns senhores, que assumem a pretensão de serem donos absolutos da Democracia e Liberdade conquistada, é uma característica da “Velha Senhora”, ditadura do Lápis azul, cada vez mais vincada no apetite denunciado dos velhos que não descolam do poder, revelando uma ganância para além do objectivo que corporativamente venderam ao Povo!... Conhece o POVO?... Esse que não tem onde cair morto, que perdeu a casa, o Pão, a dignidade e a vergonha?... Pois é… isso é Arte, assinada por nomes fortes das Democracias destes nossos tempos modernos e Democráticos!
Claro que desnecessário será dizer-lhe, você não me parece ser nada “burro”, que a Democracia, tal como a Arte, deve ser trabalhada com SENSIBILIDADE e BOM SENSO, particularidades que a maior parte dessa gentinha, por aí, não tem!... Se é que me entende!
Não apreciei sua resposta e muito menos o arbusto no qual urinou! O território de cada um é marcado pelo que se é… sem NOMES!... Para mim, você pode até chamar-se José Sócrates, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas, Pedro Passos Coelho, Francisco Louçã ou até um anedótico Manuel Alegre. Também pode chamar-se Diógenes, Zé do sacho ou Joãozinho das taleigas… vai dar no mesmo!... Com respeito e educação, é-me igual!... Não volte, portanto, com essa coisa de “EU SOU… “, porque transparece uma pretensão ridícula que você não merece. Você, caro amigo, é MAIOR!

Espero que desta vez, não seja tão preguiçoso!... Sem ofensa, claro;)

KrystalDiVerso disse...

Concluindo, caro amigo, não devem ser de má memória, esses "velhos tempos"; pelo contrário, devem ser de BOA MEMÓRIA, para que se lembre de não cometer os mesmos erros!... Porque isso das DITADURAS serem más quando não somo NÓS os DITADORES, é uma filosofia política já muito rebuscada!
mantenha essa MEMÓRIA bem viva!


Agora, com sua licença, vou passar o olhos por mais uns trabalhos aqui no seu blog, porque parecem ser interessantes e agradáveis de ler!... Só lhe falta um pouquinho mais de irreverência!


Abraço

Jaime Latino Ferreira disse...

KrystalDiVerso


I


António Pina

Meu Caro,

Antes de mais, desculpe lá, assino como muito bem entendo, chame-lhe tique ou o que quiser, é um direito que me assiste!

Aliás, eu não escrevi eu sou antes Sou ...

Sou e sou mesmo, é meu nome e não pseudónimo tal como no perfil é a minha cara que dou sem rebuço, opção feita e que não insinua qualquer tipo de crítica em relação a quem de outro modo procede!

Assino sempre e ponho a data, que quer, mas não há nada a fazer ...

Julgo que não me poderá levar a mal por isso!

Deixe-me que Lhe diga:

Logo ao escrever o comentário anterior fiquei a pensar, não julgue ser-me indiferente (!), como iria o António reagir porque, convenhamos, o Seu comentário induziu-me, não sei se em erro, aquilo que Lhe escrevi.

Eu não sei se reparou nos links que por três vezes no texto aparecem remetendo para uma minha página anterior e sem a qual esta página não se compreende plenamente:

Caminhos Distintos mas Complementares

Gostava, já agora, de Lhe dizer que ao contrário do que me parece sugerir, não gozo das benesses do regime a não ser pelo facto de poder ter este blogue onde escrevo o que escrevo, como escrevo e na primeira pessoa tal como o meu amigo o escreve também e se é certo que ao tempo da Ditadura não existia Internet certo é que não nos podíamos, nem o meu amigo nem eu (!), dar a este luxo o que em si mesmo faz toda a diferença.

Por algum mal entendido, peço-Lhe desculpas mas saiba que o simples facto de ter reagido, sem rebuço também, é, em si mesmo, coisa que sobremaneira aprecio!

Devo-Lhe dar um abraço!?

( Sem Sou mas com data e assinatura )


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 17 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

KrystalDiVerso


II

Sensibilidade e Bom Senso


António Pina,

Se fui preguiçoso só tenho de Lhe pedir desculpas mas, que fique claro, não ando para aí a urinar em arbustos em marcação do território sem sensibilidade nem bom senso embora marcar território seja coisa que todos, mais ou menos elaboradamente, fazemos, reagi apenas ao que me pareceu se deduzia daquilo que escreveu à cabeça desta nossa intercação ...

Vejo que ficou melindrado ...!

Reconheço que nem tudo o que parece é, tenho por sistemática essa preocupação, a de ver para lá das aparências e admito que tenha sido induzido em erro ...

Povo ...

O Povo tem as costas largas e é por isso que eu prefiro falar, escrever por mim mesmo!

Agora, agradeço-Lhe que não me volte a sugerir como é que me devo ou não dirigir aos meus interlocutores e tanto mais quanto, no Seu caso, ainda mal o conheço!

Sem ofensa, claro


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 17 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

KrystalDiVerso


III


António Pina,

Tem toda a razão, a memória não é para ser apagada exactamente pelo que escreve:

A fronteira entre a ditadura e a Liberdade é mais frágil do que parece!

E ainda bem que o meu Amigo voltou à carga sem se sentir melindrado que fosse, preocupando-se em ler e reagir ao que logo no Seu primeiro comentário desajeitadamente Lhe escrevi ou sem que pelo que Lhe escrevi se tivesse desmobilizado ...

Fazendo juz, ao fim e ao resto, ao contraditório a que apelo à cabeça desta minha/nossa caixa de comentários!

Olho-O já, acredite e graças à Sua persistência, com outros olhos!!!

Irreverência ...

Que quer dizer com isso!?

Um abraço


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 17 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

KrystalDiVerso


António Pina


Meu Caro,

Volto ao Seu primeiro comentário dando a mão:

O que me terá induzido em erro talvez tenha sido uma certa tendência para a generalização sempre perigosa de fazer.

Como o meu Amigo também escreve:

" ( ... ) é quase impossível de assumir e garantir a certeza do controlo sobre as vontades de uma sociedade sem ideais!... "

E é, é mesmo impossível até porque há ideais na sociedade!

Eu tenho-os e essa é, para mim, a bitola que conta:

Se eu os tenho não seria justo partir do princípio que os outros os não tenham também!

E o ideal, a utopia se quiser, prospectivados, são imprecindíveis de cultivar ...

Se no ideal não há irreverência peço-Lhe, uma vez mais, com as desculpas associadas e que não vale apena repisar mais, que me explique em que é que ela falta ...!?

É claro que, meu caro, o que escrevo não pode deixar de ser analisado em prospectiva, uma vez mais, isto é, ao longo do tempo de vida que o meu blogue tem.

Folgo em saber que já se dispôs, como o escreve no seu último comentário, a passar os olhos por outros dos meus trabalhos e pese como pesou o nosso primeiro encontro imediato!

Um abraço, espero que usufrua do que para aqui vai, sinta-se como em Sua casa e comente como entender


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 17 de Junho de 2010

Linda Simões disse...

"Se a Democracia salvaguarda, na sua esfera própria, a vontade da maioria, ela tem de garantir a inviolabilidade de outras imprescindíveis esferas, os direitos das minorias e das singularidades concretas, do indivíduo na sua mundividência não impositiva que aqui se dá em pleno, consagrando-o caso disso seja."


Concordo e acho que usou as palavras certas,Jaime.

Nem tenho a acrescentar "a Arte se pode sujeitar ao sufrágio universal e directo?A arte, a religião, a filosofia ou o conhecimento científico .?"


Pois,claro está.


Eita!


Nem mais!




Beijoquinhas,

no dia do jogo Brasil X Portugal!



Linda Simões

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Minha Querida,

Sempre por aí, onde menos se espera, a ler e comentar e mesmo se em dia de jogo grande ...!

Afinal, afinal, nem mesmo nós deixamos de dar uma forcinha e ainda que ela redunde em empate!

Como mais à frente a Linda diz, melhor assim!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 25 de Junho de 2010