terça-feira, 8 de junho de 2010

BLOGUE

Jaime Latino Ferreira, Entrelaçado, desenho de 2007
-
Um blogue é um suporte público e o que quer que nele se escreva, mesmo que seja lido apenas por uma única pessoa, é público.
Um blogue pode, como o meu, ter um desidério de cidadania, de intervenção cívica que sempre tem implicações políticas e, por isso, sendo público o transforma em coisa pública e por mais exígua que possa ser a sua difusão e ainda que apenas Tu, Tu que me lês o sigas e dele dês parte.
Isso não lhe retira o raio de acção que apenas pelos seus conteúdos e legítima ambição, objectivos se pode determinar com precisão.
Se ele contém um espectro coerente de temáticas, como é o caso e logo constituindo-se em exercício sistemático que da política à economia, da filosofia à hipótese científica, da educação à religião e à arte as contempla e tudo isto na poética formal em que se expõe, constitui e vai desdobrando, então a Causa de que escrevo cresce em dimensão e oportunidade e tanto mais quanto se estende no tempo e a ele mesmo enquanto suporte o precede em muitos anos de trabalho ele também sistemático, igualmente tornado público e já que o raio dos meus destinatários sempre aos três os excedeu por via do correio postal ou electrónico naquilo que considerava ter, ser de interesse público.
Um blogue como o meu reflecte o que vem de trás, excede por indeterminação crescente o raio dos destinatários por ele abrangidos e cresce em dimensão pública à medida que o tempo passa.
Um blogue como o meu é, assim e pelos mesmos meios que a caixa de comentários o permite fazer onde me podem demonstrar, sem tibiezas e directamente o seu contrário, é, escrevia, verdadeira Causa Pública.
Um blogue como o meu, no entrelaçado das suas linhas de força, assim Vos disponhais a segui-lo e analisá-lo de fio a pavio, é, na transparência em que me exponho, Política com letra maiúscula!
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Junho de 2010

7 comentários:

Linda Simões disse...

POLÍTICA com letra maiúscula, sim senhor!


...


Um grande beijinho,


Linda Simões

manuela baptista disse...

um blogue

é o que vem de trás
e aquilo que será para a frente

coisa pública ou privada
reflecte sonhos
de uma madrugada

em que cada homem será um lugar presente

e parafraseando a Linda

POLÍTICA, sim senhor!

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Querida Amiga,


Política sim senhor é, por exemplo:

Partir do princípio que o Outro/a é um senhor/a e não um/a pulha sempre pronto/a a tramar-nos ou a não ter para connosco a mesma atitude de disponibilidade que por princípio temos para com ele/a!

Continuo na resposta à Manela que repega o mote.

Um beijinho grande


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Minha Querida,

Política sim senhor é também:

O que é dinâmico como um blogue, continuado no tempo e público, que faz do Homem um lugar presente e que sendo a gestão possível do momento, guarda margem para o sonho e a utopia sem os quais o presente se torna insuportável e o Homem um lugar esquecido e permanentemente amesquinhado, defraudado!

Um beijo


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Junho de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

POLÍTICA COM MAIÚSCULA


Política com maiúscula, sim senhor, é ainda:

Saber persistir, investir a fundo e para lá de todos os riscos em verdadeira Entrega e logo Serviço, guardando margem de benefício da dúvida ao poder democrático no recurso permanente a meios pacíficos na esteira de um Gandhi ou de um Mandela, sem desistir nem cruzar os braços.

Nesta atitude em que uma Obra cresce e se vai constituindo em coisa, Causa Pública, mais cedo ou mais tarde esta será reconhecida, consagrada também, abrindo um esteio de esperança galvanizador da intervenção cívica, singular e colectiva, potenciadora das energias que se afogam na desesperança e tanto mais quanto a emergência da situação o vai global e paulatinamente impondo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Junho de 2010

Anónimo disse...

Jaime,
O seu blogue é político- social e reflecte um fino sentido artístico.

Eu cá venho embora nem SEMPRE comente, principalmente agora que estou assim com 20 e tal relatórios para fazer. Eu acho que me vou afogar em tanta palavra desnecessária.


Beijos


Filomena


Manuela,

Vou tentar comentar no seu blogue, mas depois de tanta burocracia fico sem palavras bonitas para lhe deixar


Beijíssimos

Jaime Latino Ferreira disse...

FILOMENA CLARO


Minha Querida,

Política com maiúscula também é cultivar o silêncio que em si mesmo não é ausência nem indiferença e que sendo presença crítica, SEMPRE desanuvia o que publicamente comentando, quantas vezes, apenas pode adensar o ruído nada esclarecedor e muito menos resolutivo.

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Junho de 2010