sexta-feira, 24 de junho de 2011

INFLEXÃO GLOBAL É URGENTE

entre o frio …


Prolonga-se o braço de ferro.
Entre a ameaça do não pagamos e a forçada, tíbia solidariedade …
As duas faces de uma mesma moeda sem ir à raiz dos angustiantes problemas que a todos nos afligem …
O mesmo é dizer, entre o eu não tenho nada a ver com eles ou o lavar, daí, as suas mãos por um lado e, por outro, a ameaça, sempre enxotada do contágio …
Tudo aparentemente pela rama, na superficialidade de uma crise que se persiste em não olhar na sua profundidade.
Vamos lá a ver:
Se eu não pagar, a prazo e mais cedo do que tarde, também não receberei, ou poderei eu ter a leviandade de pensar de outra maneira!?
Se eu não exercer a solidariedade, o que implica quer pagar como emprestar sem ter em mira a ganância do lucro, alguma vez poderei, poderão, quaisquer dos lados ficar imunes!?
Como posso eu dizer não ter nada que ver com isso ou lavar daí as minhas mãos!?
Ou como poderei eu, sendo contribuinte líquido dos empréstimos que me venham a ser solicitados, sugerir estar imune a seja que tipo de contágio for!?
Estamos todos ligados, é o próprio Presidente do Banco Central Europeu ou, implicitamente, o Presidente da Reserva Federal que, em relação ao sistema financeiro que, para o bem como para o mal, se globalizou, o dizem na maior das apreensões …!
E persistimos em não nos enxergarmos prolongando o melodrama dramaticamente, obstinando-nos num enredo, ópera bufa, aparentemente, sem fim à vista!?
Para quando as decisões de fundo!?
Decisões essas que só podem ser Políticas!?
Decisões que têm de fazer corresponder o quadro financeiro que se globalizou com a realidade global, estamos, de facto, todos ligados (!) o que, por sua vez, remete para a criação de uma instância Política, ela também global e que reforce, aprofunde o endurance democrático que ameaça estiolar-se mas que não poderá senão sair, tendencialmente, reforçado e consagrado, sem tibiezas, à escala global!
Estamos todos ligados e não há como dar-lhe a volta!!!


… e o calor


 

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Junho de 2011

11 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

INFLEXÕES I


38 255 = + 75 visitantes nas últimas vinte e quatro horas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Junho de 2011

manuela baptista disse...

esta coisa de começarmos a ouvir uma música bonita

e zás! abrirmos a caixa dos comentários e ela parar, é xata

menos xata do que a não Reserva Federal, pois se não temos dinheiro...e se não sabemos, porque perguntamos?

sem fim à vista, mesmo


manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Quanto à caixa de comentários, é bem verdade o que dizes mas, por outro lado, para se responder bem não há como ver o comentário do interlocutor, o que este tipo de caixa facilita!

Quanto ao resto ... lê mas é bem o texto!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 25 de Junho de 2011

Kika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Latino Ferreira disse...

FEZADINHA


Canito,

Vá vá continua que quem vai dar uma volta sou eu!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 25 de Junho de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

INFLEXÕES II


38 310 = + 55 visitantes!

( recorde dos mínimos! )


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 25 de Junho de 2011

manuela baptista disse...

volta não volta

este cão tem graça, pá!

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Isso sabemos nós ... e ele também, esse é que é o problema!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Junho de 2011

manuela baptista disse...

...o problema...?

problema, é não termos graça :))))


não respondas sempre! até te esqueceste da estatística, ah!ah!

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


pedes-me para não estar sempre a responder mas tu é que me obrigas:

Esqueci-me da estatística coisa nenhuma!!!

( até nem sei se o fazes de propósito para que me sinta na obrigação de responder )


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Junho de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

INFLEXÕES III


38 365 = + 55 visitantes!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Junho de 2011