quarta-feira, 29 de junho de 2011

HÁ UM LUGAR POR PREENCHER


a democracia só pode ser aprofundada confiando nela e eu nela confio

Há um lugar Político que se encontra, descobre, que não depende tanto de maiorias como de minorias, ele é, absolutamente, minoritário, singular, lugar esse cujo preenchimento, ele está por preencher cumpridos que sejam certos requisitos (!), apenas de quem o saiba criar e dele estar à altura depende.
Apenas é um favor …!
Na acção política que o candidato a esse lugar venha a prosseguir, resumem-se esses requisitos:
Ao integral respeito pela Democracia o que implica a valorização e a salvaguarda, sem beliscadura, da democracia representativa e do Estado de Direito;
À salvaguarda da equidistância sem a qual, esse lugar, não acrescenta nada de novo;
À criação dos fundamentos, tão globais e estratégicos quanto o possível, que a esse lugar, o candidato venha a desenvolver e o justifiquem de vir a preencher.
Aos requisitos somam-se as qualidades que, como os requisitos, apenas no tempo, no exercício sistemático da não violência, se tornam possíveis de aferir:
Constância;
Persistência;
Resiliência …
Eis apenas algumas delas das quais, apenas o tempo, repito, se torna seu exigente avalizador!
Vós, cada um de Vós que me seguis neste meu blogue tendes deles, desses requisitos e qualidades uma panorâmica muito abrangente embora eu não pare de Vos alertar tratar-se este, o meu blogue, apenas a parte mais visível de uma acção Política que, embora sempre pública e registada mas iniciada com outra discrição, se desenvolve de há mais de vinte e dois anos a esta parte.
Aos meus interlocutores, será bom de frisar, nunca lhes faltei ao respeito nem fui tomado pela intolerância nem me deixei toldar pela impaciência.
Paguei, é certo, um preço muito elevado quer pela minha frontalidade desabrida como pela ousadia em que persisto como persistirei, não desisti nem arrepiei caminho, dei provas da minha imensa flexibilidade e da capacidade de ajustamento ao fluir do tempo mas, no seu todo, a minha estratégia conserva toda a sua actualidade prospectiva …
Por maioria de razão, a sua imensa pertinência!
Sem querer ser catastrofista nem messiânico, atitudes que nunca cultivei e que, ao longo deste meu blogue logo se comprovam, há, no entanto, um lugar por preencher e que a não ser preenchido, o que não está nas minhas mãos (!), deitará a perder o aprofundamento da Democracia sem o qual esta se fragilizará no todo global, com custos de consequências cada vez mais imponderáveis como os tempos, aliás, o vão demonstrando!



matérias como os tráficos, o terror, a corrupção, a imponderabilidade económico-financeira ou a sustentabilidade democrática e ambiental ou são atacados política, global e concertadamente de cima para baixo ou, encarados como manta de retalhos, não o serão com efectividade






Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Junho de 2011




14 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

LUGARES I


38 630 = + 100 visitantes nas últimas vinte e quatro horas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Junho de 2011

Kika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eva Gonçalves disse...

Há matérias que se não forem abordadas globalmente, para além de serem insuficientes, não serão nunca veradadeiramente eficazes. Concordo inteiramente.

Jaime Latino Ferreira disse...

FEZADINHA


Canito Querido,

O quê, queres que eu me meta nele!???


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Junho de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

EVA GONÇALVES


Minha Querida e Generosa Amiga,

... muito obrigado!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Junho de 2011

Kika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jaime Latino Ferreira disse...

FEZADINHA


ACTO DE PLENA RECONCILIAÇÃO


Canito,

Pronto, pronto bichano querido ...

... se eu pudesse dava-tos e por aí fora ...!

Um beijinho, perdão, festinhas no lombo, canito bom

( agora vê lá não abuses! )


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Junho de 2011

Kika disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
manuela baptista disse...

a democracia está fragilizada

não sei, se por ser pouco profunda

ou se o buraco já será maior do que ela

é como o lugar,
existirá, ou não

e como este meu comentário, fica tudo na mesma, supondo que alguém entende o que eu quero dizer...

manuela

ki.ti disse...

Eu também acho que o preenchimento é como o lugar,
existirá, ou cão!

Então quando é que vamos de férias?

Jaime Latino Ferreira disse...

FEZADINHA


Canito,

Cãosta por aí que és um canito barilo!!!


Beijinhos ainda vá


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Junho de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Ficar tudo na mesma não fica ... e, depois queixas-te de eu saltar daqui ... directamente para o ... Buraco!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Junho de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

KI.TI


Gatita,

É caso para dizer que quando mija um português, sinceramente não sei se os animais têm nacionalidade, as alimárias, perdoem-me, sim, quando mija um português, mijam logo dois ou três!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Junho de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

LUGARES II


38 720 = + 90 visitantes!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Junho de 2011