sábado, 30 de janeiro de 2010

DITADURA DOS NÚMEROS

Passaram há três dias, a 27 de Janeiro, sessenta e cinco anos sobre a libertação de Auschwitz, esse abominável campo de concentração, símbolo do terror, do Holocausto, que pela execrável orgia ideológica levou ao extermínio organizado, industrial, de Estado de milhões de Judeus e de tantas outras minorias que, indefesas, sob o jugo nazi, encontraram aí como noutros campos a sua via-sacra e o inominável assassínio sistemático e em massa.
Deus estava com as vítimas de Auschwitz mas impotente para agir!
Entretanto consolidaram-se as Democracias em espaços geográficos globalmente mais abrangentes e no minguar ideológico que a experiência passada aconselhou a conter pelas barbáries que, em nome das ideologias, o século XX veio a revelar impiedosa e prodigamente.
A linguagem dos números, do factual, da estatística, das sondagens, dos sufrágios, da economia no seu sentido mais amplo foi-se, metodologicamente, impondo como factor imprescindível de análise e decisão, não o duvido, incontornável no ocaso da política ao ponto de, hoje em dia, nos interrogarmos até onde esta não se impôs como ditadura omnipresente que legitimou, pelo sufrágio, aliás (!), logo o próprio nazismo.
Não nos esqueçamos que foi pelo sufrágio universal, pelo poder dos números, que o nazismo tomou, na Alemanha do Reich, o poder!
Hoje, as Democracias confrontam-se com dilema maior:
Gastam-se rios de tinta a falar no défice externo que as abala e constrange mas mais importaria sublinhar e pôr o enfoque no défice interno do desemprego que as inquina e interpela pondo-as, pelos milhões de desempregados que da cidadania plena se vêm excluídos, directamente em cheque!
A linguagem dos números é, por si mesma, suficiente para fazer esta incontornável constatação mas insuficiente se torna para estancar e inverter o desemprego crescente que a milhões e milhões dos seus concidadãos, desprovidos do poder dos números, isto é, do dinheiro, para o limiar da pobreza e da exclusão os atira!!
A linguagem dos números não é, por si só, bastante e ameaça tornar-se na ditadura explícita deles mesmos, subvertendo os fundamentos da própria Democracia!!!
E, então, que será do um e do zero, na consideração dos números, centrais que eles são, em que se incluem!?
O um és Tu e sou eu no que logo pela palavra se explicita;
O zero é o institucional, refém dos números e das abstracções macro-económicas que a Ti e a mim, nele não contemplados, excluídos porque escamoteados na impessoalidade das projecções, nos não contempla ...
E a desconfiança cresce na proporção sem saída da ditadura dos números, tornando-nos asfixiados reféns em subliminar campo de concentração maior ou gueto e sem fronteiras, perante o défice que se avoluma.
Arbeit macht frei, o trabalho liberta, não como na cínica e arrepiante máxima que aprisionava para o trabalho escravo e a morte os prisioneiros em Auschwitz, seguramente, mas liberta, liberta e aprofunda, torna coesa a própria Democracia e enquanto não se atalhar este problema central ao qual todos os outros se subordinam, mal vamos, seguramente!
O um és tu e sou eu, uma palavra, um nome e um desempregado é um cidadão quartado do exercício democrático e pleno da cidadania.
E quantas palavras, na autoridade que lhes assiste, um nome esconde ou revela!?
E quantas palavras de integração, de inclusão, num nome se afirmam!?
E quantas palavras, por outro lado, envenenadas no hermetismo impessoal dos números, corroem os próprios fundamentos da Democracia!?
Foi num contexto crescente de fragilidade social como aquele que hoje assola, globalmente, a Democracia que o nazismo encontrou campo fértil, o fermento do ódio e da destruição e a não ser atalhada a ditadura impessoal dos números, doente que está a Democracia, não nos livraremos de ameaças tão ou maiores ainda!
Inflicta-se, centrada no Homem, a lógica dos números e dela emergirá, aí sim (!), toda a diferença democrática ...
Sim, não haverá maus nem bons mas excluídos também não os pode haver!
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Janeiro de 2010

34 comentários:

manuela baptista disse...

Pode ser longo o texto, mas lê-se muito bem!

E entende-se tudo.

...

O Ovo da Serpente

desenvolve-se, escondido, o réptil da injustiça e da exclusão.

Afastados da terra que nos sustenta, de facto o trabalho liberta, pois não há maior prisão, do que depender em tudo de terceiros para sobreviver.

É o roubo da dignidade de cada homem e de cada mulher!

E que número tem a dignidade?

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Que número tem a dignidade!?

O número 10, dez!

Porque sendo inteiro, conjuga e sintoniza o singular, a unidade com o zero, o institucional que em vez de se apartar do primeiro, como ele se possa porque deve, tem a obrigação de se conciliar!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Janeiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

ERRATA


( ... ) com ele se possa porque deve, tem a obrigação de se conciliar!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 30 de Janeiro de 2010

*Lisa_B* disse...

Lindo Jaime,
perante um texto simplesmente bem escrito como é seu apanágio e usando da realidade absoluta do País que posso eu dizer?
Eu...que faço parte desse número que depende de todos mas em particular da minha familia sem os quais estaria morta de fome e de tudo que me pudesse entrar porta dentro.
Comigo nessa exclusão está o Bruno que ao invés de alguém o ajudar com algum fundo ainda me colocam processos em cima para eu gastar o que a familia tem na sua e minha defesa...tudo isto tão absurdo quanto desnecessário.
Mas...se desempregada estou e o Bruno em exclusão...nada recebemos da parte do Estado.
Deste assunto nem me alongo mais porque me dói muito...a indiferença que existe para um autista e sua familia já não falando do desprezo se formos pedir algo :-) isto dói ainda mais que o não ter comida na mesa.

Sempre ouvi dizer que a indiferença e o desprezo são as piores armas e assim o sinto.

Beijinhos com carinho

Jaime Latino Ferreira disse...

LISA


Minha Querida,

Eu, em compensação, faço-Lhe este desabafo:

Se eu fosse avaliado por tudo o que até hoje escrevi neste meu blogue, já para não falar em tudo o que está para trás e que é muito, muito mais (!), que grau académico me seria atribuído e que relevância daí não resultaria neste Serviço, porque assim o qualifico, que presto!?

No entanto, a minha vida académica e profissional, muitos escolhos tem encontrado pela frente, de tal maneira que hoje, se não poderei ser classificado como um desempregado, se não fosse minha mulher e a minha família, onde estaria eu!?

A minha Amiga poderá, certamente, imaginar ...

No entanto preservero!

Não desisto e invisto a fundo, sem esmorecer!!

Onde me conduzirá esta minha saga!?

Confio, confio que o mérito será reconhecido e, por isso, quanto mais densos e carregados possam parecer os horizontes, mais eu invisto assim e de cabeça erguida!

Até onde, até quando?

O Seu comentário, no contexto desta página, é, para mim, da máxima relevância porque tal como o que escrevo, o que a Lisa escreve, não é simples retórica!

Um grande beijinho solidário para Si e para o Bruno, um abraço cúmplice


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 31 de Janeiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

ESCLARECIMENTO


ENTRUDO, ALARME e DITADURA DOS NÚMEROS formam, em si mesmos, uma nova Trilogia.


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 31 de Janeiro de 2010

. intemporal . disse...

.

Aos poucos tudo voltou a fazer sentido.

Renascido das trevas, a luz impôs a presença
e patenteia o caminho que perpetua o existir.
Ele está aqui
agora com mais pedras, que guardarei todas
para construir um castelo
rememorando o poeta.

Aos poucos o dia alcançou a força exposta em resumo para não mais terminar.

O tempo transporta horas apressadas
ao ritmo de outrora
e revela a vida
no despertar quotidiano,
inevitável, imperativo.

Aos poucos o futuro é novamente abstracto, sem horizonte.

Imprescindível na mente
Onde o que foi ausente
agora é defronte,
permanente e presente.

Aos poucos o sorriso sustenta o sonho que conduz a essência ao peito.

Confesso-me grato ao efémero
que oculto cegou o resguardo
e o respeito por mim
que agora recupero aos poucos
à integridade,
socorro o corpo sem corpo,
incorpóreo
e a alma
pode finalmente voar.

a___b___r___a___ç___o___.___O !!!

.

*Lisa_B* disse...

Querido lindo Jaime,
deixou-me ...sem palavras...

....

*Lisa_B* disse...

Lindo Jaime,

Não tinha associado os três post's como "possivel trilogia", distração minha ou santa ignorãncia...
Agora entendi o seu comentário falando aqui do numero 10.
Devia procurar uma editora continuo a insistir...nessa ideia.

Fazemos parte de uma realidade algo assustadora mas com o esmorecimento se chega no dia seguinte sacudimos-lhe a poeira e pomo-lo a andar...

Depender de terceiros apesar de serem familiares e ou amigos é terrivel é como diz a Manuela e muito bem..."é o roubo da dignidade de cada homem e de cada mulher"...
é assim que tenho vindo a sentir-me dia após dia e se uns aguentam esta realidade outros...suicidam-se para não pesarem nem à própria consciência :-(

Resta-nos um autocarro para rumarmos a Olinda, cantando estrada fora para amealhar uns cobres para o tacho.

Quase todos os grandes artistas, cientistas, astrónomos etc passaram por muito até ser reconhecido o seu trabalho...mas o Jaime vai conseguir isso num estalar de dedos :-) vamos lá sonhar um pouquinho...
Beijinhos com carinho

Jaime Latino Ferreira disse...

. INTEMPORAL .


Paulo

Meu caro,

Se pensa que não estou grato ao efémero ou que este não tem nada a ver comigo e com o meu percurso, desiluda-se!

No efémero aprendi o valor e a beleza da vida quotidiana, a atracção pela vertigem e o que é viver no fio da navalha com os riscos que sempre comporta ...

E se hoje cheguei aqui foi porque no efémero, qual cigarra, aprendi a cantar o sabor ininterrupto a eternidade!

Aos poucos o futuro permanece em aberto, acolhimento de todos os horizontes.

Um grande abraço mais e mais afectuoso


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 31 de Janeiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LISA


Minha Querida Amiga,

O pior peso de consciência é aquele de se poder, eventualmente, achar que se deu o tempo como perdido.

E como todos os dias nos reencontramos com ele há, então, que dele tirar-lhe todo o partido.

Minha mulher e eu próprio semeamos palavras a Lisa cuida de Seu filho e o Bruno constrói lindas caixinhas.

E o tempo, então, reverte em nosso favor!

Quanto à edição ...

Essa seria uma longa história que, no entanto, eu não descarto nem desvalorizo.

Quanto ao estalar de dedos:

Acha, desculpe-me, que vinte e um anos correspondem ao tempo que leva a um estalar de dedos!?

Não, não escrevo isto para que se sinta intimidada ou constrangida mas o certo é, como a minha Amiga o escreve também, que para se ser grande há que passar penosas provas de fogo, é assim mesmo!

Um beijinho quente de solidariedade e enorme afecto


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 31 de Janeiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LISA


Esquecia-me da trilogia:

Pois é, nem eu próprio imaginei no início, como recorrentemente me acontece, que destes três textos ela resultaria!

Escrevo de impulso e à medida que escrevo, num só texto ou num conjunto deles, a ideia forma-se ...

Voilá!

( Olinda ... de autocarro (!?) ... está a gozar comigo!)


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 31 de Janeiro de 2010

*Lisa_B* disse...

Lindo Jaime,
21 anos? Algo não bate certo, ou o Jaime é muito exigente ou eles andam de olhos fechados ?
Se até Pintos da Costa escrevem e editam livros ...o meu ilustre Amigo só pode estar a pedir milhares para que lancem aqui um seu livro, digo eu.
Agora a sério...lamento e sei das provas de fogo que nem todos têm que passar para conseguir o reconhecimento mas.. bastaria um qualquer bom editor ler o que escreve por aqui e fazer uma avaliação/negociação.
Deixe lá Jaime ...por vezes sonho que o mundo é fácil de se conquistar...com um estalar de dedos.


Um dia destes vou convidar uns amigos editores a passarem cá, a ver se aceitam ou recusam o meu convite.

Bem sempre os podiamos levar até Olinda...e porque não de autocarro? Ai...até a pé se ía...não seja esquisito vá lá :-)

Beijinhos e boa semaninha para si e linda Manuela.

Lisa_B

Jaime Latino Ferreira disse...

LISA


Minha querida e linda Lisa,

Aí é que está, bate mesmo certo!

Tudo depende da fasquia que a nós próprios colocamos e aquela que a mim mesmo coloquei, pode crer (!), é elevada mesmo!

E tudo tem sido sempre feito sem partir a loiça como assim continuarei.

Espere pela próxima página que só logo à noite ou amanhã de manhã editarei já que hoje é um dos meus dias mais sobrecarregados e logo verá ...

Está bem, sou bonzinho:

Toca a andar, vamos a pé ou a nado para Olinda que a Linda logo nos lançará uma bóia que nos acolha!

E por falar em Linda ...

Cadê ela ... Ó Linda!!!

Beijinhos e uma óptima semana


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

GRAÇA PEREIRA


Querida Amiga,

Seja benvinda por aqui na fotografia que discretamente a desvenda e traz a esta casa que a acolhe com gratidão!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2010

Linda Simões disse...

Olha a bóiaaaaa!

Cadê vocês que não chegam?!

...

Ainda gripadinha,digo que não consigo ficar sem vir aqui e lá e acolá...

E que vocês são importantes para mim.

...

Obrigada.

...


Linda Simões

Linda Simões disse...

...

Tudo depende de como nos olharmos.


Mesmo se os números são ditadores e nos oprimem...


Um beijão carinhoso ao casal e mais beijos a

Lisa
Dulce
José
Graça


Linda Simões

manuela baptista disse...

Linda

obrigada pelos beijinhos!!

e a gripe já foi nadar de bóia???

beijos

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

Pessoal, cuidado que vem aí a gripe da bóia!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Minha Querida,

Ponha-se bem depressa ou devagar mas bem!

Nós esperamos por Si, sempre ...

Um beijinho de bóia às costas


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Aí vem, de seguida, a página sobre o assunto de que falámos ao pequeno almoço, pelas cinco e meia da manhã, a saber, o inconformismo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2010

Dulce AC disse...

"O um és tu e sou eu, uma palavra, um nome e um desempregado é um cidadão quartado do exercício democrático e pleno da cidadania."
Completamente de acordo..!

Meus Queridos Amigos..!
Olá!

Jaime, finalmente a trilogia. Compreendi o que pelas palavras nos foi dizendo ao chegar agora aqui...

E Convosco me fico numa fraterna e completa união...também eu já o senti, há uns anos atrás, vi-me sem trabalho quando já tanto tinha dado, fui (junto com outros colegas alguns hoje amigos que não dispenso...), fomos simples números. E senti-me esmorecer de uma forma quase intransponível, senti uma grande falência na esperança que sempre me tinha acompanhado na vida.

Foi talvez o caminho que percorri mais só, tinha de ser assim...

Defini-me nas amizades no que quero e no que não quero. Nalgumas pessoas. Na Fé e na forma de melhor a viver.
Defini-me.

Foi um tempo difícil, mas que superei por não desistir. Precisamente por não desistir de acreditar em que dias melhores viriam e vieram dias bons e dias menos bons. E eu continuei a perseverar e aqui cheguei hoje e tão grata me sinto com o que já tenho na vida e sabendo ter ainda tanto a aprender.

Como sente o Jaime ao não desistir, perseverando.
E como faz a Lisa, que com tão grande injustiça sentida em muitos momentos da sua vida, e que concordo com o que diz ser, o mais difícil de suportar...continua "estrada fora" a dar-se a conhecer e ao Bruno numa ternura ilimitadas e que nos implica a todos quando com eles nos cruzamos...
Olá Lisa..!
um grande abraçinho de muita ternura por ser a pessoa que é e que nos dá sempre tanto..

"Aos poucos o sorriso sustenta o sonho que conduz a essência ao peito.", escreveu-o o "intemporal" e eu subscrevo e Vos dedico.

Com a minha mais terna cúmplicidade Convosco Jaime Manuela Lisa Linda e José Vos deixo aqui por hoje levando-Vos comigo no meu aconchego.

dulce ac

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Minha Querida,

No Seu aconchego ... sentimo-nos bem!

Um beijinho de boa noite


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Fevereiro de 2010

*Lisa_B* disse...

citando Jaime: "Pessoal, cuidado que vem aí a gripe da bóia!!!"

ahahhaha ai... Jaime meu amigo lindo, o que aqui ri com este seu humor assim prontinho a servir ...é demais sabia?

Pode pôr a fasquia ao seu nível e os editores que lhe dêem o que merece porque é ÚNICO !!!

Beijinhos
Lisa_B

*Lisa_B* disse...

Tempo de antena:-)
Posso ?

Beijinhos para a Linda Simões e que fique bem rapidinho antes que nos pegue aí essa tal de gripe da bóia rsss....
Já viu isto Linda ? O Jaime tem sempre resposta pronta e com um humor que não há igual...adoro este lindo (casal) e adoro esta Linda(S)


Beijinhos muitos


Querida Dulce,

agradeço a gentileza e sentimento nas palavras que me dirigiu e com carinho da ternura que albergo em todo o meu Ser cristal deposito aqui mil beijinhos para os levar embrulhados numa bola de algodão doce :-)

Obrigada!

Lisa_B

Jaime Latino Ferreira disse...

LISA


Querida Amiga,

Não se ria, olhe que a gripe da bóia afoga mesmo e não há vacinas ...!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Fevereiro de 2010

Isabel Venâncio disse...

Olá, Jaime

A propósito da placa roubada e de "como é tão bom trabalhar" para nos libertarmos... já leu "As Benevolentes"?
É um livro enormissíssimo (neologismo meu!), cuja personagem principal é um funcionário do Reich ... e decorre próximo do fim da guerra (no caso de ter lido, desculpe:-))
Tem a vantagem de se poder interromper quando calha, para ler um livro mais pequeno ou outro num entusiasmo repentino.
Nunca se perde o fio à meada. Verdade!!
Tem a vantagem de o Jaime saber alemão ...
Nunca é demais falar dessa horripante realidade. E de quão fera bruta pode ser o ser humano.
Foi um pretexto para lhe dizer "Olá!"

Jaime Latino Ferreira disse...

ISABEL VENÂNCIO


Minha Querida,

Então, eu começo pelo olá e por Lhe dizer como é bom que apareça por aqui!

Não, não li o livro de que me fala mas tomarei a devida nota.

Não pense de que não me apercebi da ironia contida na Sua expressão a propósito de quanto é bom trabalhar e de como tal contribui para a nossa própria libertação ...!

Claro que tal depende do trabalho a que nos obrigamos!

Este trabalho, por exemplo, que me faz investir neste e noutros blogues como o Seu, se contribui para a minha realização que não se faz sem a realização dos outros, claro que contribui para a minha libertação!

Mas, como o sei bem (!), ele há cada trabalho!

Se é neste sentido que pressinto a Sua ironia e se é neste sentido que também vai o livro que me sugere ...

Ele há trabalhos em que se entra por um portão para uma autêntica via sacra e não é preciso recuarmos à brutalidade da besta nazi!

Olá, minha Querida Amiga, um grande beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Fevereiro de 2010

Linda Simões disse...

Pois digo que já estou quase boa da gripe e não vou jogar mais bóia nenhuma,ora pois!Venham de avião,que chega mais rápido!Estão perdendo uma festa muito bonita,com frevo,maracatu,caboclinhos...todo final de semana,em Olinda e Recife tem apresentações belíssimas!Com muita música e alegria...

Eita que esquecemos até a Ditadura?!

sem beijoquinhas,para não haver risco da gripe da bóia...

rsrsrsrsrsrs

Linda Simões disse...

Manuela/ Lisa / Dulce / Graça



Jaime / José / Paulo



A/b/r/a/ç/o


Bem carinhoso.

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Eita!

De avião, e não cai no meio do chão!?

Já não há risco da gripe da bóia ...?

Que pena!

Freva-se lá à grande!!!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 3 de Fevereiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

NANA


A quem me dirijo, como responder ...!?

Sabe, aos caracteres não os consigo ler e o Seu perfil não se encontra disponível ...!

Há aqui uma desigualdade de meios que não sei como superar ...

Se pela transparência me ajudasse a superá-la, todos ganharíamos, estou certo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 5 de Fevereiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

I LOVE YOU


Como (?), diz que me ama!?

Fico verdadeiramente sem saber o que Lhe escrever ...

Será um mesmo perfil, nana ou outro, farão ou não sentido os caracteres que aqui deixa, cria blogues à medida dos comentários que vai enunciando ...!?

Que imensa trabalheira!

Sim, tanto trabalho só pode significar amor e, pelo menos, esta identidade é bem mais explícita embora tão densa e opaca que difícil se torna decifrar ...!

Que trabalheira, repito, quanto mais valeria um pouco mais, sei que já fez um esforço (!), de transparência!

Vá, esmere-se em nome do amor que me tem!!!

Desculpe-me ter levado tanto tempo a responder-Lhe mas, sabe, estive a tentar traduzir a mensagem erótica, deduzo-o pelo recorrente SEX, que me escreveu


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Fevereiro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

NOTA


Aos meus leitores peço desculpa da minha ingenuidade e distracção, remetendo para a página PERGAMINHO para ulteriores esclarecimentos!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Fevereiro de 2010