João Rosa Santos, esboços, 1986 (?)
Fotografia de Jaime Latino Ferreira
-
INTRODUÇÃO
-
Entre cada uma das posições esboçadas nestes desenhos feitos por amigo meu, João Rosa Santos, perspectivas se interpõem, complementares entre si ...
Olho à direita, ao centro e à esquerda e o que vejo, no que das figuras se dá a conhecer, nas suas perspectivas logo se altera, nos esboços, estudos aqui desenhados e dispostos, emoldurados em conjunto pelo próprio autor quando das suas mãos os recebi.
Em cor como nas perspectivas que aos vultos logo sugerem ...
No esboço à nossa esquerda predomina, por base, o azul e a figura dispõe-se para a nossa direita, esquerda da figura central, nessa unilateral perspectiva de quem, situando-se à direita, olha para a esquerda;
No esboço à nossa direita predomina, por base, o encarnado e a figura dispõe-se para a nossa esquerda, direita da figura central, nessa também unilateral perspectiva de quem, situando-se à esquerda, olha para a direita;
No esboço central, predomina o verde marinho e a figura olha-nos de frente como se a nós próprios que as olhamos às três, nos retratasse.
Interposições, de frente as olhando eu também, respeitando a vontade do artista que assim as reuniu em quadro único, as contemplo e ao sabor delas irei, em três tempos distintos mas complementares, codificada, poeticamente discorrer.
Livre e assumidamente, por esta ordem, eu Vos digo, se seguirão:
Azul, Encarnado e Verde ...
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Maio de 2010
4 comentários:
Três Amigos
à conversa:
-Bem...eu penso que a situação está...
-Azul turquesa...?
-Ainda gozas? A conjuntura que define a cor das minhas calças, o traçar da minha perna...
-Pior seria se fosse encarnado...teríamos que definir um plano estratégico...
-Um pouco de verde esperança, não fazia aqui mal nenhum, pelo contrário...o que precisamos é de vestir a mesma camisola!
-A mesma?! Mas que interposta proposta!! É por isso que a economia está como está, não há cor que não mande postas de pescada!
-Postas de...? Com as cotas já nem há pesca, nem pescada...
-Cotas são vocês!!
(neste momento o quadro despenca da parede com estrondo, parte uma mesa e um candeeiro e as cores ficam todas misturadas)
__________________FIM
MANUELA BAPTISTA
Como gostas sempre de exagerar ...!
E depois ainda te atreves a dizer que o exagerado sou eu!?
Lá que o quadro caíu, inteirinho e sem se partir e nem tão pouco o vidro de protecção, é verdade, parecia uma porta a bater com estrondo ... tudo o que se esfanicou foi a tomada que ficava junto ao rodapé!
E quanto às cores, essas apenas reluziram ainda mais!!!
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Maio de 2010
É azul, encarnado e verde marinho
Azul já temos,
venham as outras duas
YES!
Beijoquinha de carinho,
Linda Simões
LINDA SIMÕES
Calma, minha Querida, calma ...!
Isto obedece tudo a timings!
Beijos
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Maio de 2010
Enviar um comentário