sábado, 7 de abril de 2012

DICOTÓMICOS CAMBIANTES DE UM RENASCER

fotografia de Armando C.F. Palhau




No dia em que sobrar um travo amargo
em meu paladar então o que trago
saberei se não renasce e o que morre
é tudo o que em mim cola e não me foge 

Se de minhas ruínas nada ocorre
em construção que me socorre
é porque o que delas sobra é peso e fardo
perfurante dor de um simples cardo

Pode renascer o astro ao largo
da noite para o dia lado a lado
que em mim se desmorona andaime e torre

Seca a nascente o que então sobra
é abalo que destrói a minha obra
no que nela a pulso ergo e é meu fado


o sol sempre renasce


Naquilo que construo em minha obra
por entre meus andaimes não soçobra
e deles raia o astro que é nascente
depois de sucumbido e ser poente 

Naquilo que construo o que invente
é muito mais que aquilo que me sobra
de mim apenas é o que se sente
do sol é tudo o mais a toda a hora

Tudo o que escondido fica de fora
de mim aquilo que tem não corrobora
tudo o mais que tenho em minha mente 

Já que aquilo que tenho em mim não mente
renasce sempre de novo e é crescente
vontade que de mim não vai embora


( escritos pela ordem inversa )


andaime ou entrelaçado de muitas cruzes




Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Abril de 2012

8 comentários:

manuela baptista disse...

Aleluia!

Páscoa Feliz

Branca disse...

Caro Jaime,

Corroboro os votos de Boa Páscoa e de um constante renascimento...

Beijinhos
Branca

Evanir disse...

Páscoa é tão somente o Recomeço, onde estará em alta a certeza de um futuro repleto de realizações,
esperando que o Amor inunde o coração dos Homens, pondo fim as guerras e ao egoísmo,
permitindo que a Paz volte a reinar,
como um dia, o "Nosso Pai", sonhou para Nós". Feliz Páscoa!
Com meu eterno carinho.
Beijos no coração.
Evanir..

Jaime Latino Ferreira disse...

EVANIR


Querida Amiga,

Para Si e para os Seus também, uma Feliz Páscoa!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Abril de 2012

Dulce disse...

"Já que aquilo que tenho em mim não mente
renasce sempre de novo e é crescente
vontade que de mim não vai embora"

Gosto muito, Querido Amigo Jaime.
Muito mesmo!

Boa Páscoa também para Si e para todos os que na sua vida o alentam a sê-lo esse sentir de Páscoa de muitos dias..!

Dois beijinhos de muita ternura a dois Amigos que não prescindo de os visitar.

dulce ac

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE ANTUNES


Minha Querida Amiga,

Obrigado e beijinhos ainda pascais!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Abril de 2012

Hanaé Pais disse...

Gostei de ler nas duas ordens.

Estou na inquieta hora da verdade
E nesta inquietação que me trespassa tudo me invade
Estou na imperfeita hora da procura
Em busca de um espaço
Inquieta como o próprio devaneio
Da vida procuro o seio
Da verdade nada reconheço
E se na inquietação permaneço
Sou feliz
Sinto os montes erguerem-se ao longe
E os riachos cantando em movimento
Extasiados vêm os risos
E na verdade tudo ou nada se lamenta
Que nesta inquita hora da verdade em mim nasceu.

E na força viva de cada palavra
Do poeta sempre movido
Pela força do verbo escrever
e nunca mentir.

Hanaé Pais disse...

Desculpe, ficarei mais atenta para não me cair os ês.
Gosta de tudo perfeito, já notei,
mas a perfeição é uma utopía.
"Quem nunca errou que mande a primeira pedra."
"Que o Deus venha: por favor. Mesmo que eu não mereça. Venha.Ou talvez os que menos merecem mais precisem"
Água viva.