quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GRAÇAS A DEUS

Graças a Deus, Ele é exigente connosco mesmos:
... deixa para nós a maior parte;
... fornece-nos os critérios e os caminhos a seguir;
... capacita-nos das opções que pelo livre arbítrio devamos tomar;
... deixou de ter tudo, se é que alguma vez o teve, nas Suas mãos numa omnipotência que, quantas vezes, se parecia confundir com a mais opressiva prepotência;
... não tem poder sobre a Terra e o Céu ao ponto de Dele depender o que quer que aconteça, tendo-se reconhecido no Seu Filho feito homem para que percebêssemos quanto Dele, a não ser pela entrega, o sacrifício, a persistência e o amor, o amor ao próximo e na simbólica dos gestos, afinal, depende;
... deixou de ser, se é que alguma vez o foi (!), castigador;
... em nós fez apelo à nossa maioridade, à nossa capacidade democrática e soberana de decisão;
... separou as águas entre religião e superstição, numa confusão em que, quantas vezes, teimamos em persistir, dando-nos a chave que domestique o medo;
... abriu-nos à Luz e à Razão, à separação de poderes e à convivência pacífica entre todas as Culturas e Saberes numa postura que à confessionalidade a deixa para a esfera das nossas mundividências particulares a ser respeitadas e da reflexão não estigmatizante e que, despida de atavismos, possa ser fecunda;
... à reflexão a deixou como possibilidade real de encontro, de denominador bastante, de Paz, hoje, globalmente, não só ao nosso alcance como ingente e desidério das pessoas de bem;
Graças a Deus!
-
( Noutra perspectiva, o que aqui lego também poderá ser enunciado a partir do Homem, de uma visão humanista e da Sua História até à Consagração da Constitucionalidade Democrática e do seu incontornável aprofundamento )
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Novembro de 2009

8 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

CAROS LEITORES


Para comodidade de leitura, nas reticências subentenda-se um Graças a Deus, Ele ( ... ) ou, na inversa, um Graças ao Homem, Ele ( ... )


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 19 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

GRAÇAS A DEUS
Jaime,

Aqui estou de novo(!)
Livre arbítrio,
porque entendo ser este o caminho a seguir

E deixo um poema,por
ser minha a opção

Luz e Razão
levam por vezes
a profunda reflexão
GRAÇAS A DEUS

Não a qualquer superstição (!)

E Hoje aqui estou
Sem medo

à entrega, ao sacrifício, persistente ao amor
amor ao próximo
amor à Vida (!)

"Estou só nos campos
A doce noite murmura
A lua me ilumina
Corre em meu coração um rio de frescura
De tudo o que sonhou minha alma se aproxima"

(Sophia de Mello Breyner Andresen)

Dou GRAÇAS A DEUS
porque a Vida também o pode ser
e, sê-lo,
em muito depende de mim
de cada um de nós
Mais Feliz,

Mesmo que por momentos
por alguns instantes...

Beijinhos,
Dulce

Linda Simões disse...

Graças a Deus

Que "abriu-nos à Luz e à Razão"...

...

"Quem me dera
Ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto
Como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Entender como um só Deus
Ao mesmo tempo é três
Esse mesmo Deus
Foi morto por vocês
Sua maldade, então
Deixaram Deus tão triste.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Explicar o que ninguém
Consegue entender
Que o que aconteceu
Ainda está por vir
E o futuro não é mais
Como era antigamente.

Quem me dera
Ao menos uma vez
Fazer com que o mundo
Saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz
Ao menos, obrigado..."

(Indios- Legião Urbana)


...



Um beijinho

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE E LINDA


Minhas Queridas Amigas,

É muito mais difícil mas nem por isso menos desafiante e, sobremaneira, estruturante, crescer em Liberdade sem a protecção tutelar de um Deus que tudo pudesse ou de homens que Dele se reclamando tudo julgassem poder sobre os outros.

Graças ao Homem e a Deus!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 19 de Novembro de 2009

J. Ferreira disse...

Caro Jaime,
Seguindo a tua sugestão, li e reli esta tua página.

Não há volta a dar, pois estamos nos antípodas da crença em Deus, seja ele qual seja.

Temos de concordar que é de facto o coração que sente Deus e não a razão.

Para mim esta é uma proposição claramente axiomática.

O inverso, ou seja, provar a Sua existência, já não o será certamente.

Já aqui escrevi também que não discuto Fé, por principio e respeito pelas ideias dos outros.

Será por esse motivo meu caro, que não tentarei sequer contraditar-te.
Não por falta de convicção naquilo em que acredito.

A evidente carência de provas ou explicação plausível do contrário, demonstrando que estou errado, inculcam-me ainda mais essa convicção.

Não pretendo sequer convencer seja quem for que estou certo, mas não me obriguem (democraticamente) a acreditar em algo que não sei o que É, nem tão pouco se Existe.

Como deves ter entendido, o que acima expressei, não traduz, nem deve ser entendido como discurso encomiástico ou laudatório.

Um abraço,

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Caríssimo,

Vamos ao que verdadeiramente importa e o que importa já tem a ver com o que vou editar na página seguinte, a saber, o que nos une e independentemente de se acreditar, porque como muito bem dizes, trata-se de acreditar e não de provar, ou não acreditar em Deus ...

Não quero, garanto-te, maçar-te mas o certo é que as dicas destes e daqueles comentários me vão obriganto, no melhor sentido, a seguir estes trilhos.

A página seguinte será editada de pronto!

Mais Abraços


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 19 de Novembro de 2009

manuela baptista disse...

Dou graças a Deus, por tudo isso

pelo que digo
faço
e que farei

por cada homem e mulher que me tocar e neles reconhecer a Sua face

pelas maravilhas
que contemplo
e contemplarei

e darei graças por ter a liberdade de poder dizer:

Porquê meu Deus?

Manuela Baptista

Jaime Latino Ferreira disse...

GRAÇA


Porquê meu Deus
se me dás a graça
de dizer graças a Ti


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 19 de Novembro de 2009