domingo, 7 de março de 2010

OPINION MAKERS

Bruno Mallart, Business people with padlocks as heads and cd key in between
-
Os fazedores de opinião pululam por aí!
Todos se acham em condições de opinar sobre o que quer que seja:
Um colegial do jornalismo sobre Política;
Um político sobre Direito;
Um formado em Direito sobre Economia;
Um economista sobre Educação;
Um professor sobre a transversalidade do conhecimento;
Um conhecedor sobre tudo e mais alguma coisa;
Um sobre tudo e mais alguma coisa sobre coisa nenhuma;
Um sobre coisa nenhuma sobre Arte;
Um artista sobre a plausibilidade dos factos;
Um facto sobre o inelutável da sua generalização;
A inelutabilidade genérica dos factos sobre os furos jornalísticos ...
Toda a gente sabe de tudo na formação global que lhe assiste, de tal maneira que nos interrogamos para que servem os saberes específicos ...!
Não há quem não tenha a verdade na ponta da língua!
Para que serve, então, o que sei?
Serve, exactamente, para saber manter o distanciamento necessário que me resguarde e constitua, pela equidistância, em Reserva!
Nem de outro modo se justificaria todo este percurso até aqui:
Teria sido desnecessária a minha Obra;
Teria sido uma dramática perca de tempo;
Teria sido em vão, completamente em vão tudo o que metódica e sistematicamente até aqui escrevi;
Teria sido um desperdício ...
Sem qualquer cumplicidade, por isso me calo e reservo, escrevo sim mas não opino, o que bem falta faz ...
Faz tanta falta como o ar que respiramos!
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Março de 2010

7 comentários:

manuela baptista disse...

...eu na minha modesta opinião

acho que tenho sempre razão!

é impossível não ter, com tanta gente a falar
não será agora que me vou calar!

Os outros? Quais? Eu só olho para mim...

este é o Monólogo, não do Vaqueiro, mas da própria vaca, a da vaidade instalada...

Tens razão com os "opinion makers"

agora quanto à reserva...
não sei.

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Quanto à reserva:

Se eu reservar a minha opinião e ainda que tenha opinião sobre muita coisa e sabe-lo bem que sim como quem por aqui me leia o saberá também, mas se não utilizar essa minha opinião para a atirar a quem quer que seja antes sim para potenciar consensos feitos da conjugação e não do cavar dos antagonismos dos intervenientes, então, a isso chamarei reserva, espaço de encontro e de resolução de clivagens que se faz pela não tomada de partido ou melhor, pela explicitada reunião das partes:

Reserva ou instância última de conciliação entre as partes que se cria, de facto, no exercício da equidistância exemplificado ao longo deste blogue e de toda a minha Obra dilatada no tempo, como se pode comprovar;

Reserva ou espaço de diálogo longe dos holofotes públicos que logo o subvertem pela inevitável introdução de ruído que desencadeiam;

Reserva ou espaço escrito susceptível, esse sim (!), de verdadeiro contraditório!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Março de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

( ... ) verdadeiro contraditório!

... exercício esse que não se tratando de um campeonato reúne as condições de resolução, esfericidade, globalização!!

Puxaste-me pela língua e aí tens!!!

E tudo isto ... exactamente por não se tratar de um monólogo ou de, como escreves, um monólogo da vaca a que chamas vaidade instalada ...


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 7 de Março de 2010

Linda Simões disse...

Eu que nada sei,

resolvi ficar calada!


Hoje. Só por hoje.


Há a minha verdade. A verdade do outro. A verdade em si. o fato acontecido realmente...

...

Um beijinho de boa noite,aos dois.E também ao José. Dulce.Lisa.Bruno...






Linda Simões

manuela baptista disse...

...espera aí...

vou desligar o holofote do blogue...

agora Tertulianos, fiquem sabendo que estão às escuras!

Manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Minha Querida,

Quando escreve que nada sabe ... já sabe muito!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Março de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Grita lá:

Burton, come quikly!!!

... and be carefull with the darkness ...


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 8 de Março de 2010