Feito e oferecido por António Sobral, Desenho em toalha de papel a caneta, cinza e borra de café, Sem Título, 2004 (?)
-
Por este caminho, estreito caminho, prossigo sem vacilar por entre as vozes que do novelinho enredado de cabelos se fazem ouvir, polifonia quântica, turbilhão, opinar sem fim.
Por este caminho, visões fugidias se entrechocam contrastantes em cenários pouco auspiciosos e eivados de numérica quase indecifrável que acentuam o mal estar e o ameaçam tornar ainda mais estreito do que ele, eventualmente, o será.
Por este caminho, aparentemente asfixiado de rasgo político e em que o cidadão comum tem enormes dificuldades em se rever, fermenta-se um caldo de consequências mais e mais imprevisíveis.
Por este caminho, subtilíssimo buraco que nos asperge, borrifa, deglute e orvalha, chamuscam-se in extremis e à beira da esterilização as culturas num sufoco mal contido e no limiar do risco extremo.
Por este caminho, lancinantes, as vozes de um rosto sem título, poderia ser o meu, não param de zurzir, furtivamente alucinadas.
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2010
13 comentários:
A Tertúlia da Garrett
eram imparáveis, sempre parados na mesma mesa, davam a volta ao mundo das ideias, um falando o outro desenhando! Contagiavam quem estivesse à volta e ainda hoje há quem tenha saudades da tertúlia da Garrett.
António Sobral
sempre um inseparável caderno e uma caneta preta.
Observava tudo, desenhava miudinho cadernos de viagem ou viagens dentro dos cadernos.
Quando não havia castanho, entornava o café, cada caracol de cabelo era uma face, tantas as faces de um desenho miudinho!
Aqui chegada, do PEC não sei nada, excepto, que me parece mais bôrra que café e sem talento nenhum...
Manuela
Olá! Sou Jefhcardoso e sigo o “Quando era pequeno acreditava que podia voar, cresci descobri a música!”, que é do músico poeta Mateus Araujo. Ali encontrei o seu contato no quadro de seguidores e achei que seria uma oportunidade de divulgar o meu http://jefhcardoso.blogspot.com onde publico os meus poemas, crônicas e contos.
Espero não estar incomodando com este convite de divulgação, se acaso desagradar queira desconsiderar, porém, se acaso interessar faça-me uma visita e terei prazer em retribuir.
Abraço: Jefhcardoso.
Tranquilo e quente este sol da 1ª tarde mais longa deste ano. Calhou a um domingo, ainda por cima. Domingo de ramos.
António Sobral
António!
e ainda rabisca?
tenho saudades dos seus cadernos...
um abraço
Manuela
MANUELA BAPTISTA
A Tertúlia da Garrett
Tinha que se lhe dissesse ...!
Comecei por conhecer o António Sobral, uma tarde em que, sentado na mesa ao lado, rabiscava estonteante um desenho, filigrana fina a cuja observação, dei por mim a escrever um soneto que prontamente lhe entreguei ...
A ele veio, mais tarde, juntar-se outro pintor, o António Quaresma e dessa imparável convivialidade acabou por resultar um livrinho sobre aquele espaço, financiado pelo próprio dono do estabelecimento, o Sr. Casaleiro, com texto meu e ilustrações dos três e da Frederique, quinhentos exemplares que rapidamente se esgotaram ...
O António Sobral ilustrou-me ainda em parceria um livrinho de canções infantis por mim, também, criado.
Foi um periodo de ricas tardes de convívio, invariavelmente regadas a Bloody Mary ... sem álcool!!!
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2010
JEFHCARDOSO
Meu Caro,
Desconsidero mas não posso deixar de Lhe dizer:
Então o meu amigo passa por aqui, faz a sua publicidade, não tem uma palavra, sequer, em relação a este meu espaço e admite retribuir se eu o visitar!?
Porque não, então, pôr as coisas ao contrário:
Venha-me visitar, não para se autopromover mas para interagir com o que escrevo, que então sim, retribuir-lhe-ei na mesma moeda!
Assim, bem pode ficar à espera ... sentado!!!
Com sua licença
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2010
ANTÓNIO SOBRAL
Meu Caríssimo Anónimo tão aguardado,
Já lá pus a data que me sugeriste embora com um ponto de interrogação, já que nos voltámos a ver várias vezes e mesmo depois de a Frederique ter saído de cena ...
Depois, também não me parece, embora o tempo voe, que tenha sido assim há tantos anos que me terias dado este desenho ...!
Uma coisa é certa:
Estou agora a fazer justiça à tua generosidade o que muito me reconforta!
Desconversas com o tempo que fez na tarde da mudança da hora ou não gostaste de te ver associado ao meu texto que por este caminho persiste em trilhar!?
Seja como for, o simples facto de aqui teres deixado, imagino (!), um texto a mais dessas tuas páginas que depois, depois ou antes tão bem ilustras nos teus cadernos, é por si só reconfortante!
Um Grande Abraço, teu
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2010
MANUELA BAPTISTA
Conforme o que escrevi antes ao próprio António Sobral, eu não te o disse mas quando ao falar com ele pelo telefone o António logo me disse que iria aqui deixar o que tinha acabado de escrever, deduzo, e já que ele julgo que não se atreverá a escrever aqui de novo, se o escreveu, então é porque o que escreveu se associa ao desenho e se assim é, tudo aos seus preciosos caderninhos ...
Voilá!!!
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Março de 2010
...
Sobre PEC,não quero falar.
Mas que gostei demais do que escreveu,ah!Isso sim.
E o desenho...Eita!
Parabéns ao António Sobral.À você, Jaime!
Como sempre, de uma forma inteira e singular.
Linda Simões
LINDA SIMÕES
Sobre o PEC ...
Só para que saiba e já que não anda por dentro destas lides:
O PEC é o Plano de Estabilidade e Crescimento que o governo português tem de apresentar a Bruxelas, à União Europeia, fê-lo há dias, com vista a reduzir o défice e a convergir nos critérios económico-financeiros de tal modo que torne estável e plausível a solvibilidade da economia portuguesa.
Beijinhos e obrigado
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Março de 2010
"Por este caminho, lancinantes, as vozes de um rosto sem título, poderia ser o meu, não param de zurzir, furtivamente alucinadas"
Poderia ser o Seu Estimado Amigo Jaime...
e também poderia ser o meu...
Um beijinho grande de Olá..!
dulce ac
DULCE AC
Repare que na face desenhada do meu amigo António Sobral, se olhar com atenção, da sua cabeleira emerge uma profusão de faces ...!
Beijinhos grandes
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Março de 2010
Enviar um comentário