terça-feira, 24 de novembro de 2009

À IMAGEM E SEMELHANÇA

Recriação
-
Patenteiam-se, nas duas páginas anteriores, ilustrações de uma criação original de Jean-François Millet e a recriação de Van Gogh segundo o primeiro e interrogamo-nos sobre qual delas vale mais ...
Não ponho a questão de saber de qual das pinturas gosto mais já que, esse, é um dado subjectivo que tem a ver com o gosto singular sempre discutível e, por outro lado, legítimo mas que vai com cada qual.
Apenas, qual delas vale mais, não nos mercados artísticos o que sempre afere da qualidade de uma obra embora não se possa considerar como aferidor absoluto, mas tão só esteticamente.
Se sabemos em quem Van Gogh se inspirou, em quem se terá inspirado Millet!?
Da expiração de ambos, contudo, resultaram as obras que aqui se expõem ...!
Apenas três e mais dois pormenores:
As duas obras são simétricas uma da outra e a contraste tonal é maior em Van Gogh do que em Millet sugerindo-a, à recriação de Van Gogh, como imagem, sempre mais clara e luzidia do que o reflexo que, todavia, paradoxalmente, o antecede e a inspirou, a obra de Millet, de tons mais suaves e esbatidos;
Em Millet, o par de camponeses deita-se para a nossa esquerda e em Van Gogh, para a nossa direita;
E, por fim, o traço é em Millet, um romântico, mais preciso, realista do que em Van Gogh, um impressionista a abrir-se ao modernismo, mais despormenorizado ou, se quisermos, fragmentado.
Depois, o pequeno pormenor da disposição das foices, ele também simétrico entre si como se sugerindo ou anunciando simbologia política senão mesmo religiosa, na sua disposição e logo nela se patenteando a função pré-monitória da arte, embora ou por maioria de razão, em ambas as pinturas, simetricamente entrecruzadas, e, finalmente, o pormenor dos sapatos, eles mesmos como pegadas pré-anunciadoras de extremadas derivas históricas quer para a esquerda como para a direita que haveriam de caracterizar o século seguinte, o século XX, à sombra, a coberto do trabalho e que hoje importaria, sem as branquear, sublinho, dirimir.
Se a ambas as pinturas, o original de Millet e a cópia, digamos assim, de Van Gogh, se podem considerar como feitas à imagem uma da outra, a pergunta original subsiste, a saber, qual delas vale mais e independentemente da chancela que o nome dos dois autores, naturalmente, no peso específico que transportam, carregam ...
E depois, não são elas, estas obras, comunicantes e imprescindíveis uma à outra!?
Por fim, pergunta especulativa e sem resposta certa:
Se ambos, Millet e Van Gogh, são criadores ou se quiserem recriadores, sem estas duas obras e enquanto artistas, onde estariam hoje um sem o outro?
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Novembro de 2009
Original

24 comentários:

J. Ferreira disse...

Jaime,

Antes do mais reconhecer-te mérito indiscutível, pois se não és crítico de arte, por tal poderias ser, sem favor, considerado.

Depois e não sendo um profundo estudioso da História das Artes, dar-te-ei tão só a minha opinião.
Assim e considerando:
1. A diferença de idades (Millet teria aproximadamente 39 anos quando Van Gogh nasceu)
2. A similitude dos temas, sua composição temática (homem e mulher dormindo a sesta encostados ao monte de feno, gado comendo)
3. Data da composição do Van Gogh (1890) teria então ele 37 anos e Millet já teria falecido, nessa data, há 15 anos

Pelos três pontos acima defenderei, convencido, que forte dose de aproximação me assiste, que Van Gogh terá plagiado Millet, não obstante o posicionamento dos figurantes, como assinalaste, esteja invertido.

Tratam-se sem dúvida de dois grandes autores, de escolas diversas.

Millet da escola realista, Van Gogh praticante de uma das correntes pós-impressionista, ambos praticantes de temáticas com forte componente na expressão rural, campesina.

As diferenças de contrastes de luminosidade e realce de pormenor, fazem parte das diferentes técnicas, com Millet a utilizar tonalidades mais outonais, e Van Gogh, notoriamente em ambiente mais estival. (grande parte da Obra de Gogh perfila-se pelos tons amarelos ou amarelo-ocre-claro)

É, de momento, o que modestamente me ocorre contribuir.

Um abraço

José Ferreira

Ana Cristina disse...

Boa noite

Venho hoje aqui com objectivo muito especial para o qual peço a melhor atenção a todos os leitores do blog do Jaime.

Recebi hoje à tarde um telefonema do Jaime para me dizer que ele e a Manuela estão furiosamenet em estado de sítio, ou melhor, estão reféns na sua casa, estão bloqueados sem contacto com o Mundo,ESTÃO....SEM INTERNET!

Pronto, objectivo cumprido, mas já agora e só aqui para nós que ninguém nos ouvem, o Jaime está "doidinho" para vir espreitar o que por aqui se anda a passar, para além de ansioso por editar a próxima página.

Sabem como ele é metódico nestas andanças,não sabem!?
Agora imaginem a descompostura que os técnicos da "net deles" já devem ter levado por se manter o problema sem solução.

Vá lá, toca a fazer uma cadeia de solidariedade e encher o blog do Jaime e Manuela com palavros de ânimo, força e esperança.

Estamos aqui à Sua espera Jaime!

Volte.
Está perdoado ;)))

Notícia publicada aqui.
Agora vou ali ao lado ao blog da Manuela...

1 abraço.
Ana Cristina.

J. Ferreira disse...

Ana Cristina,

Solidariedade é um bem que vai rareando. Bem-haja por isso.

Na parte que me toca já sabia deste breakdown e lamento não ter tido a ideia que sabiamente utilizou agora, alertando os leitores, muitos, deste produtivo casal de Amigos.

Tenho tentado manter contacto com eles, via telefone. É a forma que encontro para lhes dar um pouco de ânimo.

Para si, um beijo solidário, pelo gesto, que secundo,

José Ferreira

Linda Simões disse...

Jaime e Manuela,


que saiam logo do estado de "sitio",pois aqui sem vocês não tem
graça nenhuma...


José Ferreira,


Van Gogh ou Millet...! Gostei da composição temática...



Ana Cristina


Obrigada pelo recadinho dos nossos queridos



Jaime,Manuela,José e Ana


Um abraço

Linda Simões disse...

José,

escrevemos quase ao mesmo tempo,com uma diferença mínima!

rsrs


Um beijinho para ti e para os nossos queridos,

Linda Simões

Dulce AC disse...

"Solidariedade é um bem que vai rareando. Bem-haja por isso."

Mesmo a propósito e "á imagem e semelhança" do que escreveu o José, subscrevo as suas palavras por com elas inteiramente concordar, sem questionar!

Solidarizo-me portanto desejando que venham que venham Manuela e Jaime afinal esta "Casa"
É-o Vossa.

Beijinhos Manuela e Jaime!
E para todos os que não rareando, já o foram Solidários, um Abraço!!

Dulce

manuela baptista disse...

O que é que vale mais

o criador, ou o objecto criado?

Eu gosto mais do quadro de Van Gogh, mas precisava de ver os dois ao vivo, porque assim...

O que interessa é que após a criação, as coisas ganham vida própria e passam a valer por si!

Grande matéria!

Manuela

manuela baptista disse...

Dulce!

Já cá estamos!

MB

Jaime Latino Ferreira disse...

AOS MEUS LEITORES


Feita a ronda da qual estava privado desde ontem, aqui me têm para Vos prestar as devidas vénias e finalmente passar à página que a esta se seguirá:

A todos, os meus mais sinceros agradecimentos!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

JOSÉ FERREIRA


Meu Caro,

Não me venhas dizer que não percebes de pintura ...!

Agradeço-te, aliás, todas as considerações contextualizantes, às quais não tenho nada a acrescentar e que vêm, por si mesmas, acrescentar valor à primeira página.

Aproveito, já agora, para te agradecer todos os gestos de solidariedade a que não te poupaste no estado de sítio a que fomos sujeitos.

Um grande abraço, teu


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

ANA CRISTINA


Minha Querida,

Furámos, finalmente, o bloqueio!!!

Obrigado pelas satisfações que aos nossos leitores tomou a iniciativa de prestar, facto pelo qual Lhe agradeço profundamente ...

É verdade, Nini, chego a ficar possesso mas depois, desanuvio.

Perdoada está a minha Amiga e se Deus me o permite ... para todo o sempre!

Mil beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Minha Querida,

Tenho a impressão que a Linda tem essa tendência habitual de escrever em simultâneo com os demais comentadores ... deve ser da diferença horária!

Muito obrigado, a Si também, pela solidariedade demonstrada.

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Boa Amiga,

Esta Casa também é Sua e tanto mais quanto solidária o é!!!

Obrigado e muitos beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Acertas no ponto, minha querida:

O que é que vale mais e quanto mais não vale o que criado pelo criador o foi!

E se o criado não existisse, onde estaria o criador!?


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

Olá Jaime.

"À Imagem e Semelhança"
Gosto mais de Van Gogh. Ponto.

Beijinhos!
Dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCEZINHA


Gostos não se discutem mas o que a minha Amiga, por outras palavras, está a dizer é que também gosta mais do objecto criado do que do criador ...

Do inspirado do que do inspirador!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

Jaime, Olá!

O que quis dizer foi o que disse.
Não o concebo a obra criada sem o seu criador,
ambos são-no o Todo para mim.
E gosto mesmo muito de Van Gogh
e da Sua Obra.

Assim como também
não gosto de Dulcezinha
Só gosto mesmo de Dulce
Porquê?
Sou eu mesma.

Beijinhos,
Dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

Desculpe, mas não era nem para magoá-la nem por paternalismo!

Tem toda a razão:

Eu também não concebo, como escreve, a obra criada sem o seu criador.

Às vezes gosto, tão só, de espicaçar!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 26 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

Que continue a espicaçar Amigo Jaime,

Faz-nos bem (!)e já só não nos faz crescer (em altura)

Que não levaremos a mal não Senhor!!
(ficou escrito.. ups, ups)

Beijinhos de até amanhã,ou de um até logo.

Dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Minha Querida,

Uf ...!

Que grande peso me acaba de tirar da consciência.

Assim é que é, não há nada como termos poder de encaixe!

A minha Amiga vai subindo na minha consideração, ai vai, vai!!!

Bem dizia um amigo comum que a Dulce é ... cinco estrelas!

Beijinhos e um óptimo dia, até logo

Jaime Latino Ferreira
Estoril, 27 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

Jaime (!)

Eu quero vinte e uma *estrelinhas* (!) que é o número deste meu comentário neste espaço, que é Seu, e já algo nosso
pelo menos assim o sinto quando aqui venho.

E se as pedisse (as *estrelinhas*)a esse nosso Amigo comum estou certa Este concordaria, porque os Amigos quando o são,
são-no incondicionalmente

Gosto mais agora ainda de aqui vir, porque SIM
porque levo sempre Mais
algo acrescido
ao que já hoje sou...

E sabe Jaime já as sinto, em mim as vinte e uma *estrelinhas* (!)

Beijinhos e *estrelinhas*! Muitas estrelinhas para Si, pelo menos vinte e duas...

Dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

PENSAMENTO A VULSO A PROPÓSITO DE UM DIÁLOGO COM A DULCE


Não querem lá ver, a gente dá-lhes cinco estrelas, dão-nos vinte e duas para nos calar e querem vinte e uma!?

Ora esta!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 27 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

Jaime (!)
Ora esta (?!)

E a propósito São-no
43 *estrelinhas* para o Amigo, que não porque me deu *5...*
mas porque merece-as
um número igual às Suas e às minhas*

Amigo Seu e meu,
Que muito Considero e Estimo
E estou certa o Jaime também

Termino.
Beijinhos.

Dulce

(não agora que me tenho de ir a outro apeadeiro "Escola de Pais", para depois, amanhã, voltar não corrosivamente espero-o relativamente a nada...)

Jaime Latino Ferreira disse...

AI DULCE


Isto está a ficar verdadeiramente natalício:

Olhei para o céu
Estava estrelado ...!

Pois considero e muito esse nosso Amigo comum!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 27 de Novembro de 2009