quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

CÂNTICO

chat noir

Tenho do peixe a vontade de nadar
do urso polar
gana de sobreviver
do pássaro
o impulso de voar
do insecto
laborioso torcer
dos extintos
memorioso larvar
tenho do que não sei
a intuição de crescer

De meu irmão
a distância que aproxima

Tenho o pólen de uma flor
uma cidade com cor

De uma estátua
sou pedra
um sedimento que medra

Tenho o Mundo a sofrer
a gritar
por querer ser

Tenho a vontade de escrever
aqui
no que se pinta
ou fotografa sem ver

Eu sou um filme a correr

Tenho
na música
o instinto a ferver
de nada ter a perder

Minha emoção a cantar

Tenho
se tenho o lazer
que me faz ser peixe
urso
um pássaro
uma flor
pó de um afecto
insecto
ou um extinto dejecto
estrela polar
o que não sou ou serei
música que sempre darei
e quando escrevo bem sei que por escrever te encontrei

Meus lábios são lábios de sonho
neste cântico em que os ponho
se sou rico saberei
que é por saber que te os dei


dois dias passados sobre esta publicação, hoje, dia 11 de Fevereiro,
na demissão de Mubarak, dedico este poema à libertação de um povo e acrescento:
que eu não tenha, de hoje em diante, que esconder o meu rosto, a minha boca, aquilo que penso


Debussy, Reverie


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 9 de Fevereiro de 2011

17 comentários:

manuela baptista disse...

rico é o urso

o pássaro
o insecto
a pedra

terno é o peixe
a flor

uma cidade eterna

a escrita
é o guião de um filme, que se realiza todos os dias

manuela

Dulce AC disse...

Que lhe dizer Querido amigo Jaime...

Absolutamente maravilhoso
E eu incomparávelmente fascinada.
Que bom foi neste meu dia lê-lo e ouvir a melodia lindíssima, tão própria às palavras.

Lindíssimo...
Um abraço muito amigo, aos dois...Olá Manuela..:-)

dulce ac

manuela baptista disse...

há dias assim Dulce

depois é só agarrar nas estrelas
e acreditar

um beijo

manuela

Dulce AC disse...

Que lindo Manuela..."depois é só agarrar nas estrelas e acreditar"

Fá-lo-ei.

Num abracinho grande muitas estrelinhas de ternura...Obrigado.

dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Cheguei, por fim!

A escrita é o guião de um filme ... é isso mesmo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 10 de Fevereiro de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

... e que contente fico de hoje, particularmente hoje (!), Lhe ter podido proporcionar o que aqui deixei ...!

Um grande, grande beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 10 de Fevereiro de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE E MANUELA


Isso mesmo, agarremos as estrelas e acreditemos!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 10 de Fevereiro de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

CÂNTICOS I


22 485 = + 135 visitantes!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 10 de Fevereiro de 2011

Mª João C.Martins disse...

Há mais uma estrela para mim?

Daquelas que iluminam os olhos dos peixes quando o mar não tem fundo e a ponta escura de um lápis que procura escrever o coração do mundo?

Um beijinho para a Manuela que sabe sempre guiar-nos no melhor caminho das estrelas.
Outro para a Dulce que sabe delas a dimensão certa para um grande abraço.
Para si Jaime, meu amigo;

Um beijinho de gratidão por tantos e especiais momentos de leitura e de excelente gosto músical.

manuela baptista disse...

*********************

************************

*************************** :))))

Dulce AC disse...

E eu digo....

Tão ternas são sempre sempre as estrelas que Vos guiam....Manuela, Maria João e Jaime...

É maravilhoso poder acompanhar-Vos...Se é...!!

Beijinhos grandes de muitas ***************************
aos três..:-))

Muito obrigada pela vossa presença Amiga, que me acompanha para onde quer que eu vá e isso é mesmo, uma grande benção que tenho na minha vida.
dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

MARIA JOÃO


Querida Amiga,


Há sempre estrelas para todos os que vêm por bem ...!

Estou a ver que tenho aqui um clube de fãs de Debussy!!!

Muitos beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Fevereiro de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


... estrelaste!???


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Fevereiro de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Minha Querida Amiga,


... olha Outra!!!

Para Si, uma chuva de estrelas!

Muitos beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Fevereiro de 2011

Linda Simões disse...

E se há um lugarzinho para mim

AQUI,ALÍ e ACOLÁ

...

Também quero ser uma estrela, pequenininha,é verdade,mas uma estrela...
Nesse cântico tão lindo!

Rica eu sou por ter amigos assim

e poder abraçá-los

pois

"a escrita
é o guião de um filme, que se realiza todos os dias"

...Numa distância que aproxima

Olá TODOS!

Beijinhos

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Queridinha,

Ora vamos lá a ver que estrelinha terei eu aqui para Lhe dar:

Pode ser uma estrela ca(n)dente, isto é, resplandecente!?

Pode mesmo!?

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Fevereiro de 2011

Jaime Latino Ferreira disse...

CÂNTICOS II


22 620 = + 135 visitantes passadas mais vinte e quatro horas, nem tanto!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 11 de Fevereiro de 2011