domingo, 1 de novembro de 2009

EPÍSTOLA

Angel Boligan, Mundo en la Punta de la Pluma
-
AOS MEUS LEITORES
-
Caríssimos,
Em contextualização ao que antes escrevi, em Segundo JLF, gostaria de sublinhar, pleonasmo à parte, o contexto histórico em que as coisas como as Obras têm lugar e que quantas vezes, a esse sim e sobremaneira (!), somos tentados a escamotear, obliterar.
Para referir três, apenas três tópicos ou linhas de reflexão:
Quando se fala das Descobertas, episódio da grande Diáspora que a todos nos pôs como continua a pôr em contacto, os visados por estas sublinham que foram descobertos coisa nenhuma nem tinham que o ser, é verdade (!), mas para quem contacto com eles estabeleceu, que descoberta não terá sido que, historicamente, aos ditos descobridores os obrigou, com o tempo é certo, à constatação de que o Mundo era muito mais do que aquele que lhes era próximo e conhecido ou que teria sido nomeado nos relatos.
Por vezes, reconheço, tarde em demasia ...!
E a que revisão, nos seus apertados padrões, tal facto, como verdadeira descoberta, a Si próprios, ditos descobridores, com o tempo, os não obrigou como continua a interpelar?
Para ser rigoroso, a uns como a outros ...
Quando se fala desse Eu a que, na minha página anterior se chamará, por hipótese, Cristo, quanto não se escamoteia, aí também, o contexto histórico de uma ordem imperial em que os territórios onde a Sua saga se desenvolve teve lugar, onde um deus vivo era imperador e que impacto tremendamente Político, telúrico, o ter-se afirmado como filho de Deus e resgatador da Humanidade não terá tido à época logo percutindo-se e implusivo até aos nossos dias, os resultados estão à vista e logo também pela afirmação que, conduzindo à separação de poderes, muito embora o Sacrifício ou condenação a que voluntariamente se sujeitou e que deles não se quis arredar, O fazia, paulatinamente e pesasse a afronta ao imperador dele dizer, a César o que é de César e a Deus o que Lhe pertence.
Finalmente e remetendo para o Antigo Testamento que, ele também não pode ser descontextualizado do tempo em que terá sido escrito:
Um tempo de deuses cruéis e austeros no meio de um Deus bom aparentemente ausente e de um mundo cruel que nem por isso deixou, nos nossos dias, de o ser e onde o sacrifício humano era prática religiosa comum e tratasse-se de infanticídio, fratricídio e em todos e por demais, recorrentes casos, humano e frequente, como a História nos relata!?
Isto, apenas para Vos dizer que, se não se deve interpretar literalisticamente ou escamotear o que está escrito na sua letra, o que está escrito também não pode deixar de ser interpretado à luz dos contextos históricos sem os quais, numa visão eivada de moralismos estreitos, se lhes está a passar uma esponja por cima que torna inviável qualquer interpretação séria e aturada, madura diria eu, que para os nossos dias possa remeter valorizando a plena e metafórica, poética, religada actualidade do que então foi escrito.
Tudo, já para não falar do florescimento redentor ou catársico da música que nos últimos quinhentos anos (!?) terá conhecido um incremento até então dificilmente imaginável ...
As mais maravilhosas descobertas são sempre e em última instância, como a da música, aquelas que remetendo para nós, cada um de nós, sempre fazemos, nem que mais não seja pelo impacto que, dinâmica e faseadamente no tempo, prospectivamente em nós desencadeiam, determinando o curso tendencial das coisas, da própria História!
Vosso e sempre
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Novembro de 2009

12 comentários:

Dulce AC disse...

"As mais maravilhosas descobertas são sempre e em última instância, como a da música, aquelas que remetendo para nós, cada um de nós, sempre fazemos, nem que mais não seja pelo impacto que, dinâmica e faseadamente no tempo, prospectivamente em nós desencadeiam, determinando o curso tendencial das coisas, da própria História!"

Olá Jaime.

Tão profundamente Maravilhoso e correcto o que escreveu. Todas as suas palavras são-no, tão certas. Mesmo com todo o Amor do Mundo(que ainda hoje é tão pouco..) não conseguiremos jamais esquecer a história "contada" de um passado, contextualizado históricamente, é certo, de tantos actos cruéis..,mas que hoje, na nossa actualidade e num outro contexto tão diferente,também com a prática diária de imensas atrocidades humanas..., quando hoje precisamente podemos falar de um Deus bom e presente...

A verdade também o penso é que cada um faz a sua própria história, com a presença de Deus na sua vida. Ou sem ela. A "consciência actuante" todos a temos, ou deveríamos ter. Sermos consequentes no que fazemos e no que dizemos. Sermos nós "genuinos" descobridores da nossa própria complexidade, a de sermos Seres humanos. E a outra complexidade que é a de vivermos com outros Seres humanos igualmente complexos.

Um beijinho e
Obrigado:

Da reflexão pode não nascer logo a Luz... mas antes uma nova (e boa) reflexão.

dulce ac

manuela baptista disse...

DESCOBRIR

eu cá se fosse mar
gostava de ser descoberto
se fosse terra
queria ser conquistada
se fosse pássaro deixava-me apanhar para a seguir me soltar

quem se deixa
descobrir
conquistar
apanhar

descobre, conquista, apanha e liberta também os outros

INCOMODAR

Há pessoas que se sentem incomodadas com o lado político da doutrina de Cristo.

Exigir justiça, trabalho,saúde, cultura, educação, liberdade é a política social da Igreja e tal como Cristo incomodou
deveríamos todos incomodar.

O poder, mesmo o legítimo, fez-se para ser incomodado.

O TEMPO

O tempo da música é semelhante ao tempo do Antigo Testamento.

Não são algumas Óperas a crueldade em dó maior?
Não é a pauta e as notas um conjunto de símbolos, de pausas?

Cheguei aqui e não tenho conclusão nemhuma, nem é preciso porque tu já concluíste muito bem!

Acrescento que o Concerto escolhido é uma predisposição natalícia e que o barquinho encalhado na lua cheia é meu!

Manuela Baptista

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE


Querida Amiga,

Se de uma boa reflexão pode não nascer logo a luz na sua plenitude, a reflexão que se gera é, em si mesma, luz que nasce ...

E se entendermos que somos seres complexos mergulhados em imensa complexidade, então, só mesmo da reflexão que se gere a luz poderá despontar ...

E, finalmente, o amor que há no mundo embora, quantas vezes, desencontrado, não é assim tão pouco quanto à primeira vista poderá parecer que é!

Um beijinho e uma boa semana para Si e para aqueles que connosco se cruzam


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Gostei para variar do que escreves e em particular da analogia que entre a música e o Antigo Testamento estabeleces.

Quanto ao barquinho entalado na lua cheia descansa que ele é teu, está combinado!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Novembro de 2009

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


E tens toda a razão, se não é bom ser-se descoberto!!!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Novembro de 2009

Dulce AC disse...

Caro Amigo Jaime!
(e um Olá Amigo à Manuela Baptista)

Voltei só para dizer que:
SIM. Claro que há muito Amor por aí! Mas quando falei em ser pouco é por ter a percepção de que Somos muitos e de que este Amor de que lhe falo, poderia então tornar-se, ser mais visível!

E dizer à Manuela Baptista que gostei muito do que escreveu.
Vou ficar mais atenta ainda, agora que são duas as pessoas que leio, aqui, em que a música está sempre, inquestionávelmente, lá, implícita, nas palavras que escrevem!

Porventura serão mais...mas a verdade é que acabo de chegar.

E finalmente, uma semana plena de vivências felizes! Façamos por isso!

Beijinhos,
dulce ac

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

Sabe, esse amor, se não for valorizado, estimulado, incentivado, acanha-se e se se dá a mostrar não o faz como o poderia fazer.

Sabia que a Manuela Baptista é minha mulher?

E que ela também tem um bonito blogue de histórias cujo endereço aproveito para Lhe transmitir?

Aqui vai:

http://historias-com-mar-ao-fundo.blogspot.com/

Um beijinho de boa noite, Seu


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Novembro de 2009

manuela baptista disse...

Dulce

Olá para si também!

Este blog não é meu, mas o meu nariz está sempre cá dentro.

Tenho gostado das suas reflexões que aqui fazem todo o sentido, porque falamos uns com os outros e interrogamo-nos.
Para quem se sinta bem é só ficar...

Um abraço

Manuela Baptista

Dulce AC disse...

Manuela e Jaime,
Olá!

Por onde começar...bem talvez por aqui: dizer-vos que também sou casada e que tenho uma filha, a Catarina, com 12 anos. E que é uma filha encantadora (suspeito a mãe a dizê-lo, mas sou justa...tento sê-lo. Será da minha profissão? talvez sim ou talvez não?!).

E continuando, dizer-vos que SIM, senti a vossa sintonia quase perfeita?! perfeita?! Atrevo-me a dizer: Tão perfeita. Implícita mais uma vez nas palavras.

Foi muito bom ter vindo e quero ficar! E virei sempre ler o que escrevem...sim vou também "segui-la" Manuela. Devo dizer-lhe que adoro o mar e gosto muito de histórias e, assim sendo, aqui vou eu já de seguida para: "historias-com-mar-ao-fundo".

E, por último, um Obrigado a Si Jaime pelas Suas palavras. E um dia quiça, possamos ser muitos mais a sentirmo-nos motivados e estimulados a mostrar precisamente o que agora resulta andar mais "acanhado".

Manuela e Jaime,
Boa Noite!
E dois beijinhos.

dulce ac

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Boa Amiga,

Já reparou como esta caixa de comentários, agradavelmente, aliás, se está a tornar numa extensa apresentação recíproca que, diga-se, encanta-me!

Repare:

A nós junta-se a minha Amiga ou nós a Si e já somos um mar de gente com histórias de mar, a música que nas palavras se esconde e o estímulo que reciprocamente difundimos uns nos outros e em quem nos lê.

Já é muito bom, bom auspício!

Muito boa noite para Si e para os Seus, um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 3 de Novembro de 2009

Linda Simões disse...

Jaime e Manuela,

estou ainda pondo ordem na casa,aqui em Olinda,mas fiz uma pausa ... rsrsrs

Jesus Cristo, o maior de todos os filósofos. Político verdadeiro,escolheu seus díscipulos de uma forma sublime.Trabalhou em cada um deles,particularidades,minúcias.Sabia exatamente onde chegaria...

...

Beijinhos aos dois,

Linda Simões

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Ora, ora ...!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 5 de Novembro de 2009