quarta-feira, 20 de outubro de 2010

DO QUE SE TRATA - III -

Jaime Latino Ferreira, Pormenor , trabalho sobre fotografia, Outubro de 2010
-
Do que se trata?
Do que se trata é de termos de tomar grandes e inadiáveis decisões e por muito que aos outros lhes possam parecer estranhas, ridículas ou irrisórias!
Um Paradigma esgotou e outro se ergue, paulatinamente, dia após dia, impositivo aos nossos olhos.
Estou aqui, há muito limitado pelo meu orçamento e reduzido aos meios que diante do meu monitor me permitem colocar como frente a uma tela em branco, virgem e que poderei ou não transformar com os parcos recursos de que disponho e na originalidade que me caracteriza, projectando-me ao mundo.
O mundo possível ...!
Como se tudo o que me sobrasse fosse uma fotografia estragada e dela tivesse de fazer a obra que me faltava, aquela que me permitisse ilustrar este texto e que o acaba por justificar, sem outros recursos de que socorrer-me:
Sem ter telas propriamente ditas, tintas ou pincéis, máquina fotográfica ou materiais em arquivo, tão pouco, apenas esta fotografia que Vos referi!
Fotografia estragada, insucedida ...
E, nessas circunstâncias, em vez de me lamentar e dizer ai, se eu tivesse ao meu dispor estes ou aqueles meios, aí poderia, então sim, fazer isto ou aquilo, realizar-me, antes partir, exactamente, dos meios e dos materiais, parcos e virtuais materiais de que disponho e deles potenciá-los ao máximo em mais uma criação, página que Vos quisesse legar como se ela fosse a última, a única com a qual me recriasse.
Ter um computador, admito, já não é nada mau ...!
Sobrar-me apenas uma fotografia estragada como motivo de ilustração ...!?
E nela encontrar aquele pequeno pormenor susceptível de, pelo meu olhar, angular, ser transformado ao ponto de se tornar em pintura abstracta que ao texto, justificando-o, o acaba por ilustrar!?
Que me dizeis!?
Fotografia estragada ...!
Sê-la-á!?
Ou de como ela se pode transformar em possível obra de arte.
Do que se trata mesmo é de a partir do quase nada, do pouco, daquilo que se tenha ... tirar partido, potenciá-lo e conseguir o máximo ao alcance, sabendo dar-lhe a volta!
-
a propósito de uma fotografia estragada de Manuela Baptista na qual lhe encontrei e trabalhei um pequeno pormenor que resultou na ilustração que encabeça esta página
-
Byrd
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Outubro de 2010

13 comentários:

Mª João C.Martins disse...

Jaime

Meu amigo

E do nada se faz tanto!
Tanto quanto o olhar e a vontade de moldar, nem que seja das cinzas, o propósito em que nos edificamos.
É nas pequenas coisas, no pormenor, no detalhe que é essência, que se encontra a matéria prima com que se construirá, assim é meu desejo, a base do novo paradigma.

Um forte e imenso abraço

manuela baptista disse...

respigador

respigar

apanhar o que os outros deixam para trás

faz-se com a fruta e com a arte!

e é disto mesmo que se trata

desperdiçamos o que aos outros poderá salvar a vida

é essa a mudança do paradigma dominante

manuela, a desperdiçadora!

Por toda minha Vida disse...

Boa tarde, Jaime.

Deixo aqui esta frase que cabe muito ao momento de transformar.

"Lavoisier: Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"

Renata

Jaime Latino Ferreira disse...

MARIA JOÃO


Querida Amiga,

... nem mais!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Ó Manela, desperdiuçadora qual quê ...!

Então eu que te saquei a fotografia à má fila, guardadinha que a tinhas e que só depois te pedi autorização ...

Desculpa-me!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

RENATA VASCONCELOS


Boa Amiga a quem Lhe tenho dado tão pouca atenção,

Retorquindo a Lavoisier:

E entre nós, não nos perdendo, recriamo-nos!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

DO QUE V


Atingidas as 10 255 visitas, somam-se mais 85 consultas nas últimas vinte e quatro horas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

DO QUE VI


Mais um pontinho vermelho ...!

Iraque ou Irão!?


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 22 de Outubro de 2010

Dulce AC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dulce AC disse...

"Ter um computador, admito, já não é nada mau ...!"

É mesmo muito bom..!?

Jaime Querido amigo, olá!

Também e pelo computador nos podemos sempre, em tempo, reprogramar..:))

Beijinhos grandes aos meus amigos que por aqui vão estando...e a todos os amigos do Jaime que por aqui vou lendo
e gostando sempre muito de o fazer...:

Bom fim de semana!!

dulce ac

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

Nos podemos sempre reinventar, com ou sem computador, preferiria dizer ...!

E sempre com um largo sorriso como abraço que se dá, englobando mesmo aqueles comentários que por qualquer razão fortuita foram eliminados!

Bom fim de semana, até amanhã e com um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 22 de Outubro de de 2010

Dulce AC disse...

Fui eu Jaime...
aqui me confesso
e apresento:

As minhas desculpas em tempo por não ter logo pedido as desculpas ainda num tempo mais certo..!

Beijinhos e até amanhã!

dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

Bem me queria parecer ...!

Recebi, entretanto, o pedido de confirmação de amizade que de Si recebi pelo Facebook ao qual, prontamente, acedi.

Como se fosse preciso ...!

Não percebo, porém, nada daquilo pelo que, tal como a Dulce, por aqui é que me sinto bem!

Até amanhã com um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 22 de Outubro de 2010