segunda-feira, 18 de outubro de 2010

DO QUE SE TRATA - I -

Fotografia de Jaime Latino Ferreira, Para Lá, Setembro de 2010
-

Do que se trata?
Trata-se de mudar de vida!
Aqui como onde quer que seja ...
Há muitos anos atrás e coincidindo com a queda dos muros, na viragem do ano de 1988 para 1989, coincidindo com o desabar dos meus próprios muros e confrontando-me comigo mesmo, vi-me forçado a fazer opções, radicais opções na minha vida.
Pus-me a contra-corrente e em contra-ciclo!
Entre ter cada vez mais ou, pelo contrário, prescindir para mais ser, optei pela segunda via ...
É claro que para se ser, alguma coisa se tem de ter.
Não o nego nem o escamoteio!
Escrevia, aliás, em
Coragem Para Dizer e a concluir esse texto que " ( ... ) Tenha-se o básico, todos temos direito a ele (!) e é nos limites do insignificante nada em movimento que somos que se vê quem, de facto, É! "
O tempo deu uma guinada e cresceu em tudo o que tinha, insuspeitadamente, para dar ...!
O que então vi para lá dos horizontes conhecidos, contornos de um sonho que não me escusei a abraçar!
Há quantos anos já ...!
E comecei a escrever, prescindindo do supérfluo:
Viagens, artigos de consumo, empregos ou outras situações no confronto com as quais sentia ferida a minha dignidade;
Fui olhado de soslaio, deram-me por doido e amizades houve que deixei em banho maria;
Não mais parei, porém, de escrever, não para a gaveta mas para destinatários concretos e em consonância com a minha própria praxis, em círculos concêntricos crescentes até aqui chegar.
Numa Obra que vai, ela também, crescendo e desdobrando-se sobre si mesma.
E, não menos importante, na primeira pessoa por interpostos fragmentos escritos.
Paulatinamente, uns a seguir aos outros e na abordagem transversal de uma infinidade de assuntos, temas e temáticas interligados pelo fio da oportunidade com que me vou deparando e da poética, na música que as palavras em si mesmas contêm.
Fazendo sempre por elevar o nível da conversa e os próprios destinatários com que me vou cruzando e a quem não regateio as atenções devidas.
Até onde, até quando ...!?
Assim prossigo, eu, em nome próprio e na possível relação directa com o meu leitor!
E tu que me lês, como me vês, percebes, entendes?
-
Se o amor e a justiça se unirem
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

15 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

DO QUE I


Mais um pontinho vermelho, agora na Arábia Saudita!

Será Jiddah ... arredores de Mecca!?


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Dulce AC disse...

"Se o amor e a justiça se unirem"

Prosseguindo sempre princípios de respeito pelo outro..
Isso meu Querido Amigo Jaime seria a perfeição na nossa vida...
Será tal possível..?!

Não obstante, digo que comecemos essa união em cada um de nós, tentando nos nossos dias que isso aconteça..e que a nossa justiça vise sempre soluções justas ou definidas pelo princípio da equidade, acautelando sempre os direitos legítimos de cada um de nós...

Isto parece-me não ser fácil...ou será que eu hoje não estou tão optimista..!?

Quiça..talvez seja mesmo isso..!?

"E tu que me lês, como me vês, percebes, entendes?"

No aperfeiçoamento a que me dou nos meus dias, respondo-Lhe que sim..
não obstante saber o muito que ainda tenho de "caminhar", também e Consigo Jaime..!

Num abraço amigo, desejo-Vos aos três um dia bonito.

dulce ac

manuela baptista disse...

colocados os óculos do optimismo

a Dulce já vê três...

e agora comigo, somos quatro!

do que se trata?

é que quanto mais longe olharmos, melhor vimos...

manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

Será tal possível ...?

A minha Amiga é a própria que dá pistas para uma plataforma mínima de entendimento ...!

Fácil não é, concerteza, como difícil mas não impossível foi fazer opções drásticas quantas as que fiz e ainda num tempo em que, provavelmente, não sonharíamos ver-nos hoje confrontados com toda a austeridade que se anuncia!

Quanto a caminhar é coisa que nenhum de nós poderá deixar de continuar a fazê-lo e independentemente de os dias serem mais ou menos bonitos.

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Por uns momentos tiraste os óculos de ver ao longe:

É que três são, corrija-me Dulce (!), tu, a minha mãe e eu!!!

Já agora:

Vimos, vemos ou ambas as coisas!?


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Dulce disse...

"É que três são, corrija-me Dulce (!), tu, a minha mãe e eu!!!"

Queridos Amigos:

Manuela olá...
esta era fácil de acertar...

E Jaime, claro que Sim..
os três:
Manuela, mãe e filho, Jaime..!!

Muitos beijinhos agora aos dois!!


dulce

manuela baptista disse...

às duas por três

eu nunca tinha visto a Lili por aqui...

mas está bem...eu hoje não estou nos melhores dias e isto já parece o face.book e uma pescadinha de rabo na boca

vimos, para trás

vemos também pode ser

veremos

se me curo, desta alergia Outonal que me tolda o espírito!

manuela

manuela baptista disse...

Dulce!

eu não a via...

beijinhos a toda a sua cidade! Dulcinha querida e generosa...

manuela

Mª João C.Martins disse...

Jaime

Meu amigo

As mudanças, escolhas mais ou menos drásticas que quebram a segurança própria das rotinas, nem sempre são fáceis de decidir, em primeiro lugar e de levar por diante, em seguida.
Será sempre por isso necessário ter coragem e determinação, dose igual de força de vontade e de optimismo.
Mas se as mudanças estiverem alicerçadas na exacta correspondência aos princípios de vida, valores e convicções que defendemos, elas serão apenas pequenos ajustes das coordenadas, de quem se deixou deslumbrar na vertiginosa rosa-dos-ventos.

De si, percebo e entendo; essa linha coerente que conduz o seu raciocínio, no som e no tom das palavras que dia a dia, lhe nascem espontaneamente na casualidade da vida e da sua reflexão; da necessidade de entendimento de si e do grande respeito pelo outro; da classe com que, sendo maestro das palavras, nos impulsiona a revelarmo-nos na mais simples partitura.

Um abraço

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Dulce,

Ai, ai, às vezes quanto mais fáceis são as contas de fazer, pior!!!

Deixe lá, além disso a Manela está com um sindromazito gripal ...!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Às duas por três o que tu viste já vês!

As melhoras


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MARIA JOÃO


Querida Amiga,

Simples ou não, partitura bonita a Sua, obrigado!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

DO QUE II


Às 9 980 visitas que neste momento quase se completam, mais 120 consultas em vinte e quatro horas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 18 de Outubro de 2010

Linda Simões disse...

Se trata de ter um pouco de tempo para sentar, ler e responder aos amigos.

Mas, estou acompanhando vocês.E vou chegar aqui qualquer hora...

...

Beijos


(Vou trabalhar agora...)


Linda Simões

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Querida Amiga,

Isso é que para aí vai uma trabalheira para compensar os dois meses de folgedo ...!

Eu sei que está sempre por aí!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Outubro de 2010