quinta-feira, 28 de outubro de 2010

MEDO DE PENSAR

Há quem instado, aproveitando-se de interpostos palcos e resolvendo lançar soundbites, julgando, com eles, estar a pôr um ponto final no assunto ou a fazer boa figura, do alto do seu convencimento, afirme:
Pensar demais ... paralisa!
Com tais bitates assim revolvendo o charco, ao contrário de nos sentirmos paralisados, quiçá, estritamente pelo medo, paralisamos sim mas chocados pelo medo latente de pensar.
Como será possível fazer uma tal afirmação julgando com ela poder passar-se incólume ou fazer-se um vistaço e tanto mais quanto maiores forem as responsabilidades de quem a produz!?
Pensar demais paralisa!?
Como é possível produzir-se uma tal bojarda!?
O que é isso de pensar demais!?
Deve o pensamento ter limites!?
Poderá o pensamento, alguma vez, cingir-se a uma mensagem que se quer telegráfica e rotunda, sem que desencadeie réplicas de pensamento sucessivas!?
Pensar demais paralisa ...!
Como é possível!?
De um pensamento a outro e a outro mais, encadeados, palavra após palavra, de um a outro período e de página após página cheguei eu até aqui e não me sinto, minimamente, paralisado!

Este tipo de sentenças, por mais irrelevantes que possam parecer, quando emergem trazem à tona, larvar, o subterrâneo que a elas lhes subjaz e que ajudarão a explicar o ponto a que se chegou ...
Paralisado fica quem tem medo de pensar e os resultados ... saltam à vista!
-
do que se diz mas que melhor seria calar
-
Courante la Boivinette
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

28 comentários:

. intemporal . disse...

.

. amigo jaime,,, .

.

. querido amigo .

.

. pensar a.mais sim paralisa ! pelo menos a mim, que quando sou confrontado com litanias [da boca para fora] de caixão.à.cova fico estarrecido e petrificado .

.

. nem respiro . suspiro .

.

. por vezes surgem também por aqui . e por ali . e por acoli e por acolá . :) .

.

. agora pensar de.mais é sempre um exercício para o qual também me disponibilizo .

.

. porque paralisado está o mundo há tanto e talvez para sempre .

.

. e aqui reside o [meu] medo .

.

. abraço.O .

.

. um bom.fim.de.semana .

.

. paulo .

.

manuela baptista disse...

eu à vezes sinto um formigueiro

difundido, uma ténue indecisão
intelectual...

mas agora já sei!penso demais!

é a paralisia que avança sobre um país trémulo e pensante e nós tão distraídos, preocupados com coisas comezinhas...

salvem-me que eu quero pensar, eu sou uma pensadora compulsiva!

medo, medo

só da estupidez de quem devia estar calado e paralisado à força

manuela

Renata disse...

Pensar...
Pensar...
Acho que passo o dia pensando em tantas coisas, paraliso diante de assuntos que por mais que me esforce não consigo entender...

"Penso, logo existo" - Descartes.

Renata

Anónimo disse...

Jaime.

O que houve para comentar esta complicado...
Não aparece nem minha foto, tenho que colocar várias informações!

Jaime Latino Ferreira disse...

PAULO


Caro Amigo,

Pensar a mais, pensar demais ...

O que se pensa a mais, não se deixa de pensar e ainda que provoque um suspiro, mas que intensa respiração ...!

Ainda bem que se disponibiliza para pensar já que para o acto não há limites nem condicionamentos!

Paralizado o mundo!?

Poderá parecer mas não está, pois se continua a girar ...!?

Disso não há que ter medo, vá por mim, não tenha!

Abraço-O eu e para Si também, um bom fim de semana


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Tens toda a razão, quem a esta boutade a proferiu, para mais, teve um lapsus linguae.

Não era pensar o que de facto queria dizer, antes falar:

Falar demais paralisa ...

e paralisa mesmo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

RENATA


Querida Amiga,

Pois é mas diante da citação de Descartres, ela própria fruto de muito pensar, pelo que vejo, não paralisa mesmo!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

RENATA GOMES DE FARIAS


Minha Querida,


... será que anda a pensar demais!???

Outro beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

PENSAMENTO I


De ontem para hoje, atingidos os 10
930 visitantes, mais 100 consultas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

JUSTIFICAÇÃO


Há certas afirmações como aquela sobre a qual versa esta minha reflexão que quando ditas por pessoas sobre as quais impende responsabilidade e feitas publicamente, sem que daí se possa inferir tomada de partido ou perca da equidistância, qualquer quebra de rigor no trato, tão pouco, não devem passar impunemente.

Ditas assim como o foram e sem que a elas, firmemente se reaja, fazem o seu caminho que não se antevê nada promissor!

Não gosto de as deixar passar em branco e foi isso que prontamente o fiz.

Eu ainda posso aceitar, aceito-o concerteza, que há um tempo para pensar e outro para decidir mas, para o pensamento e independentemente das decisões que se tomem e que se levem à prática, não há, não há limites que se lhe possam pôr, como aqui logo se demonstra!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 28 de Outubro de 2010

Branca disse...

Uma afirmação ridícula essa Jaime, mesmo sem fazer ideia do contexto em que foi proferida, o contrário sim seria mais verdadeiro - pensar de menos paralisa.
Mas valerá a pena valorizar afirmações tão castradores?

O pensamento sempre foi livre, mesmo quando a palavra não o era. Mesmo nos tempos mais obscuros e ditaturiais, mesmo quando existia o medo de falar, nunca o pensar deixou de ter asas, por isso se construiram sonhos, por isso o país não paralisou, antes evoluiu...
Mal de nós se o pensamento tivesse limites...

Beijos
Branca

Por toda minha Vida disse...

Boa noite, Jaime (20:42)

Respondendo seu comentário no bloguinho.
Acho que você e Manuela sabem que em todo caminho do amor acreditar é uma premissa sempre.
Muito obrigada pela visita.

Renata

Jaime Latino Ferreira disse...

BRANCAMAR


Querida Amiga,

Que quer dizer com valorizar, será que denunciar é valorizar, é dar-lhe demasiada importância ou importância que não tem!?

Eu penso que não, por isso achei que a não deveria deixar passar sem o meu reparo que aqui fiz questão de deixar ...

Quanto ao contexto em que foi proferida:

Para quem esteja atento à vida política doméstica, esta afirmação, ridícula como lhe chama, sabe bem a quem eu me dirijo;

A quem eu me dirijo saberá bem o que terá dito;

Quanto ao mais, tenho as minhas razões para não ser mais explícito exactamente porque não é meu objectivo expôr ainda mais quem se expondo a proferiu tão desastradamente!

A afirmação feita, no entanto, vale por si e por isso sobre ela me decidi a reflectir.

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

RENATA


Querida Renata,

Oh minha Amiga ... é sempre tão querida!

Beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Dulce AC disse...

PENSAR É VIDA

Querido Amigo Jaime,
é bom podermos pensar..
e a propósito lembrei-me do poema de Fernando Pessoa, que Lhe deixo com um forte abraço,

"Tenho Tanto Sentimento

Tenho tanto sentimento
Que é frequente persuadir-me
De que sou sentimental,
Mas reconheço, ao medir-me,
Que tudo isso é pensamento,
Que não senti afinal.

Temos, todos que vivemos,
Uma vida que é vivida
E outra vida que é pensada,
E a única vida que temos
É essa que é dividida
Entre a verdadeira e a errada.

Qual porém é a verdadeira
E qual errada, ninguém
Nos saberá explicar;
E vivemos de maneira
Que a vida que a gente tem
É a que tem que pensar"

dulce ac

Mª João C.Martins disse...

Jaime

Meu amigo

O que aqui escreveu, pode ser pensado sobre diversos ângulos, disso o demonstraram, por fruto e usufruto do seu profícuo pensamento, todos os que por aqui passaram e deixaram isso mesmo registado.
Pensar é um acto automático e enérgico. Provocador e criador de decisão, acção e movimento. Do contrário tentaram, e ainda tentam, convencer muita gente, aqui, ali e acolá. Porque pensar mobiliza vontades, faz encontrar outras direcções e isso pode, para algumas cabeças pensantes, ser pernicioso.
Concordo que é necessário transformar o pensamento em acto, libertá-lo da mente dando-lhe asas e poder de semente, para que a obra se veja e assim se manifeste o potencial criativo e construtivo do Homem.
Pensar dá trabalho, exige esforço e dedicação.
Não o fazer é ser parasita da sua própria existência, essa sim, desse modo paralisada.
Sobre as frases ditas por quem deveria pensar melhor sobre o que diz, para melhor assumir a responsabilidade que lhe está atribuída, são tantos os bitates, meu amigo e tanta a preguiça de pensar que quando abrem a boca, qualquer um se escandaliza.

E assim penso eu...

Um beijinho

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Minha Querida Amiga,

Se me permite, vou dirigir-me, directamente, a Pessoa que aqui cita:


Bem me queria parecer, meu caro Fernando, na profusão de heterónimos em que te divides, que não há assim uma tão estanque divisão entre o que se pensa e o que se vive, entre qual dos dois fazeres corresponde à vida verdadeira ou à errada!

Entre onde começa uma e acaba a outra ...!

Tu próprio o acabas por admitir na última estrofe que de ti, a Dulce cita!


Dulce,


Um beijinho e um bom fim de semana


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MARIA JOÃO


Querida Amiga,

... e assim penso eu, conclui e remata muito bem!

Como implicitamente escreve, se para outra coisa este texto não serviu, serviu, porém, para que aqui explanassem o seu pensamento e sentir, todos os que por aqui passaram e os deixaram explícitos, o que já é muito bom!

Para Si também, um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Dulce AC disse...

"Concordo que é necessário transformar o pensamento em acto, libertá-lo da mente dando-lhe asas e poder de semente, para que a obra se veja e assim se manifeste o potencial criativo e construtivo do Homem..."

Jaime permita-me dizer que concordo com a clarividência destas palavras da Maria João (Olá..!), que são aliás, um desenlaçar do que (tão bem) nos escreveu..

Um abraço muito amigo aos dois.
E as fotos Jaime, gostou...? quantos pensamentos, sentimentos nos pode trazer uma simples fotografia...

dulce

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

É mesmo verdade ...!

Gostei das fotos, pois claro, desculpe-me se o não disse antes (!), sobretudo daquelas em que estou a fazer carantonhas indescritíveis!

O que elas me dão que pensar!!!

( Aqui, o Padre Nuno acrescentaria um lol enfático )

Obrigado e muitos beijinhos


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Dulce AC disse...

E eu coloco também..LOL..!!

Beijinhos à Manuela..:))
E sabe...gosto muito de um poema do Jaime.."Instante"
aliás transcrevi-o em "Zimbórios" a propósito de um texto que o Padre Nuno nos deixou ontem à nossa melhor reflexão, intitulado "Viva"

Obrigado também por esse poema, que é maravilhoso..!

Abracinhos..!

dulce

Linda Simões disse...

Amigo Jaime

Pensar demais paralisa?

...

Pois volto aqui depois,estou às voltas com o pensamento e a fala de muitos alunos, que resolveram,depois de muito pensar (!)que precisam recuperar o tempo perdido nas atividades não feitas,se não quiserem ficar reprovados...

...


O meu pensamento não tem limites...
E muitas vezes viajo por lugares e revejo meus amigos queridos
E fecho os olhos
E olho as fotos
E sinto imensa saudade...

E penso demais em voltar o mais breve possível

E penso mais
e demais
Pensar demais só me anima
a seguir
a caminhar
a amar
a buscar
ser feliz.


Pense demais. Fale quando e quanto quiser.

...


E viva a liberdade de falar e pensar.

...


Um beijo para os dois,

bom final de semana


Linda Simões



...

Linda Simões disse...

Dulce,


um beijinho de saudade!

Nas esquinas do tempo,iremos nos encontrar...!

Perfeito,gostei imenso.


+ beijos


Linda Simões

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida e sempre,

Também já fui ao Zimbórios e nele Lhe/Vos respondi ...

Obrigado, uma vez mais e um outro beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Querida Amiga,

Já calculava que me responderia assim ...

E também gosto de sentir a Sua determinação!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de OUtubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA E DULCE


NAS ESQUINAS DO TEMPO


Nas esquinas do tempo
a pensar me reinvento


Beijinhos reinventados


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Ainda ...

Boas decisões, não me pergunte quais são (!), para Domingo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

PENSAMENTO II


Às 11 020 visitas, somam-se mais 90 consultas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 29 de Outubro de 2010