sexta-feira, 1 de outubro de 2010

PALAVRA E MÚSICA

Fotografia de Jaime Latino Ferreira, Aguarela, Setembro de 2010
-
As palavras têm música.
São música ...
Música concentrada!
Repare-se numa, numa qualquer palavra:
A quantidade de harmónicos que ela tem ...
Harmónicos naquele sentido de terem, quaisquer delas, uma profusão de significados em vibração semântica, encadeados, consonantes ou dissonantes, em acorde ...!
Tomemos a palavra música:
" 1. Arte e técnica de combinar os sons de maneira agradável ao ouvido.
2. Teoria dessa arte.
3. Composição resultante dessa arte.
4. Execução de uma peça musical.
5. Conjunto de músicos.
6. Papel ou livro que contém notações musicais. Partitura.
7. Sequência de sons harmoniosos cuja cadência ou ritmo lembram uma melodia.
8. Choradeira, lamuria.
9. Lábia. "
Isto, apenas o que da palavra música diz o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, aqui ao dispor, na Internet!
Música e palavra ...
Se a música é água, a palavra aguarela!
-
Combino os sons em palavras
no que escrevo minha arte
que transcende a pura música
no silêncio que a enquadre
-
Chora a lamuria que arde
soa nela o que ditavas
peça que não descarte
partitura em que vibravas
-
Teoria supersónica
nos seus contornos me encravas
enquanto espero e me travas
-
Cadência que cedo ou tarde
em melopeia combine
aguarela que a define
-
no dia mundial da música
-
A música, a palavra e a harmonia
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Outubro de 2010

14 comentários:

Ana Luar disse...

As palavras tem musica meu caro é verdade por isso são este equilíbrio;
esta serenidade de coração que se ergue qual frondosa árvore.

manuela baptista disse...

não encravo

nem destravo
e se travo

é em aguarela paralela

compondo as odes e os traços
de uma harmonia perfeita!

manuela

Jaime Latino Ferreira disse...

ANA LUAR


Frondosa árvore é a música como a palavra luar ...!

Seja bem vinda a este meu blogue!

Saudações cordiais


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA BAPTISTA


Quanto a harmonia perfeita ... e mais não digo!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MÚSICA I


De Amsterdão, mais um pontinho vermelho que apanhei, agora mesmo, a piscar!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

MÚSICA II


Aproxima-se o meu contador das 8 210 visitas ...

Mais outras tantas 140 consultas!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 1 de Outubro de 2010

Branca disse...

Jaime,

Sinto-me sempre intimidada para falar de música aqui.
Sendo a música uma linguagem universal ela traduz tudo o que a alma precisa, todo o mundo que nos rodeia e é na palavra com ritmo que se faz a canção.

E sim, em todas as palavras sentimos a música presente, já tinha reparado nesse ritmo constante, por isso podemos dizer que a música está em todo o lado, mesmo no silêncio.

Bom fim de semana,
Um beijinho
Branca

Jaime Latino Ferreira disse...

BRANCAMAR


Minha Amiga,

... mesmo no silêncio.

No silêncio por maioria de razão já que este é parte integrante da música!

Não há arte e técnica de organização dos sons de maneira agradável ao ouvido sem a componente silêncio à mistura ...

Som ininterrupto não tem ritmo e é o próprio ritmo, ele mesmo feito da mistura de som com silêncio que permite a arte de combinar os sons!

Corrigiria o dicionário aqui transcrito e acrescentaria arte de combinar som com silêncio ...!

Um beijinho e para Si também e um bom fim de semana



Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Outubro de 2010

Mª João C.Martins disse...

Jaime

Meu amigo

Pelas palavras, sendo música...

Pelo silêncio, que dela faz parte...

Pelo ritmo que dá luz e cor à melodia...

Por este blogue, cujo título faz adivinhar uma postura inteira, em que a musicalidade da vida se expressa, pelas palavras... tempos e contratempos, compassos certos e pausas, em todos os dias...

Porque todos os dias são, dias de palavras e, por isso, dias de maravilhosas sinfonias.

O meu abraço, pelo enorme prazer que tenho de o "ouvir" aqui.

Anónimo disse...

(não sou anónima, foi só e mais uma vez por uma questão de celeridade..sou eu Jaime, a Dulce)

"As palavras têm música.
São música ..."

É bem verdade Querido Amigo Jaime..
quantas palavras nos revelam a melhor melodia que sentimos em nós ser mais vida...

Mas muitas palavras são mesmo disso o oposto e não trazem a música de que tanto precisamos para nos revelarmos nos nossos dias.

Por isso, também por isso devemos procura-lás, às palavras...na música que existe em nós..porque aí encontraremos se estivermos atentos a melodia que tantas vezes nos é coarctada cá fora..no mundo onde existimos e onde insistimos continuar a Querer Ser...*

E nós que seríamos...?!
Como seria a nossa Vida se não tivéssemos a música, se não tivéssemos "a música das palavras"..?!
Sinto-me absolutamente grata por me sentir ser na música e em tantas palavras melodiosas que são afinal muita ternura...

Adorei estas Suas palavras Jaime tão a propósito do Seu estar sempre connosco.

Num abracinho grande desejo-Vos um dia muito Feliz..

Dulce

Linda Simões disse...

Jaime,~

tão à propósito de estar sempre conosco,como bem disse a Dulce (beijinho)essa tua sintonia constante,essa maestria nas palavras que são música...

caríssimo,

Obrigada.

A foto está simplesmente mágica!Som com silêncio e cor, numa aquarela natural do Criador...


Manuela,meu abraço de saudade.


Jaime,o pontinho que brilha em Olinda,é do SOL,que reina majestoso!


+ um abraço,para ti,que a mãe esteja bem. (beijinho)

Jaime Latino Ferreira disse...

MARIA JOÃO


Querida Amiga,

Só para Lhe lembrar que o feliz título deste meu blogue me foi oferecido por inteiro pela Filomena Claro ...!

Todos os dias são dias de palavras e as Suas emudecem-me ...!

Um beijinho


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

DULCE AC


Querida Amiga,

Adoro quando a minha Amiga me aparece aqui incógnita mas bem presente!!!

Que mais ...!?

Que tenha um dia muito feliz com o meu beijinho a salpicar-Lhe a face


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Outubro de 2010

Jaime Latino Ferreira disse...

LINDA SIMÕES


Minha Querida,

Uma vez que traz a minha mãe à baila, aproveito por a todos Vos dizer:

Já teve alta e voltou ontem para casa!

Vem bem e tudo se acomoda, Deus me oiça, para uma boa recuperação que, agora sim (!), Lhe possa vir a oferecer outra autonomia e qualidade de vida também ...

Um beijinho igualmente cheio de Sol que ao nosso Outono o continua a banhar


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 2 de Outubro de 2010