Ao contrário do que alguns pensam e independentemente de se acreditar ou não, exaltar-se a vida não rouba terreno à fé nem, tão pouco e necessariamente, a desvirtua.
Muito antes pelo contrário!
A perplexidade que a realidade concreta, quantas vezes, pelo belo, nos fascina pode antes ser terreno fértil que logo pela perplexidade a alimente sem que, é certo, se devam confundir os planos distintos de abordagem que sempre, neste tipo de reflexão, nos interpelam.
Olhe-se para um pessimista inveterado que, em simultâneo, não seja pessoa de fé e interrogamo-nos, eventualmente, sobre as saídas que ele, assim sendo, nos deixa!?
Provavelmente, nenhumas!
Olhe-se para um pessimista, não menos inveterado mas que se afirme crente e, provavelmente, ficaremos a pensar que se por aqui não nos são oferecidas quaisquer saídas, restar-nos-á, contudo, a esperança numa outra vida ...
De permeio, contudo, o que restará!?
De que servirá, então, esse in between!?
E, que relação existirá entre ele, esse permeio que é a nossa vida e essa esperança que esse crente não parará, supostamente, de invocar!?
Há distintos planos de abordagem desta problemática, quer pelo olhar de quem não crê como pelo olhar da fé a que não me furto e onde me integro mas eu atrever-me-ia a dizer que como leigo, não posso deixar de valorizar esta vida sem a qual não restarão possibilidades de redenção, de ligação à outra.
E que, se o não fizer, se não exaltar o belo que se patenteia a quem saiba olhá-lo e que logo da realidade jorra, estarei como tantos outros a cavar o fosso de acesso a esse Portal, sem o qual, à outra também não acederemos!
Há, repito, planos diferentes de abordagem destas matérias, mas o que eu queria aqui sublinhar é que eles são complementares e que, portanto, não se antagonizam, necessariamente, entre si!
Há olhares a que eu chamaria de piedosistas que à força de tanto se quererem identificar com o além desprezando o aquém não melhoram este e não servem a quem, por tantas e esforçadas juras, quantas vezes (!), dizem querer servir.
-
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 23 de Agosto de 2009
National Geographic
2 comentários:
...e estes planos distintos carecem de reflexão...
Até amanhã
Manuela Baptista
Estão dadas as pistas!
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 24 de Agosto de 2009
Enviar um comentário