sexta-feira, 21 de agosto de 2009

LIVRES SERÃO

SERÃO LIVRES OS HOMENS?
-
Era uma vez um homem que escolheu um atalho.
As pessoas estranhavam e não entendiam.
Uns diziam:
- Este homem, com tantos caminhos ladeados das mais belas flores, onde crescem as mais frondosas árvores, onde brotam as mais frescas fontes, ignora tudo isso e escolhe um atalho!
Outros interrogavam-se:
- Porque é que este homem, podendo caminhar com os outros homens em verdejantes prados, sobre a erva mais tenra, segue sozinho por este atalho cheio das mais pontiagudas pedras?
E o homem não ligando às vozes dos outros homens, continuava pelo seu atalho e com o seu atalho.
-
( Explicação do óbvio: currículo é um substantivo masculino que, entre outras coisas, significa atalho. )
-
Manuela Baptista
20 de Agosto de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=4yurw5Cf4HY
-
LIVRES SERÃO OS HOMENS
-
O homem parecia, de facto, que não ligava àquilo que uns exclamavam e às interrogações que outros lhe faziam mas, entre dentes e como se falando para as gentes, cogitava na esperança de que o ouvissem e entendessem:
- Será que não percebem que se escolhi um currículo, atalho cheio das mais pontiagudas pedras foi porque pressenti ser esse o caminho susceptível, esse sim (!), de conduzir às mais belas flores, eles nem sabem que uma, a mais bela entre as belas me acompanha já (!), ao frondoso das árvores e aos lugares onde brotam as mais frescas fontes!?
- E que estas nascem, sim, mas é no cume das mais escarpadas e íngremes montanhas onde, para a ele se chegar, é preciso escalá-las e sujeitarmo-nos a esse enorme desafio e aos riscos que ele implica!?
- E que sem nascentes de água pura e cristalina também não nascem as mais belas flores, não crescem as árvores mais frondosas e quanto às fontes, elas acabarão por secar!?
Teimoso, enquanto os outros homens continuavam a exclamar e a interrogar-se uns aos outros, o homem prosseguiu, impávido, o seu caminho pelo atalho feito do seu currículo, isto é, do seu percurso.
-
Jaime Latino Ferreira
Estoril, 20 de Agosto de 2009

2 comentários:

Jaime Latino Ferreira disse...

MANUELA


Falámos um com o outro à maneira da escrita criativa e já não foi nada mau!


Jaime Latino Ferreira
Estoril, 21 de Agosto de 2009

manuela baptista disse...

Quem ler este comentário vai pensar que não nos falávamos.

Manuela Baptista